top of page

"Hair Love" e produção de narrativa

Postei uma foto no nosso perfil do Instagram em que aparece uma avaliação diagnóstica de produção de texto. Muitas pessoas me escreveram pedindo a atividade, então decidi postar aqui.

Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.

Avaliação diagnóstica é uma avaliação realizada no início do ano letivo para diagnosticar/identificar as habilidades que os alunos já dominam e aquelas que eles precisam desenvolver/aprofundar. A atividade diagnóstica que compartilho com vocês neste post é realizada com as turmas do 7º ano, mas acredito que também possa ser aplicada em turmas do 5º e 6º ano - lembre-se de fazer as adaptações necessárias ao seu contexto escolar.


Esta atividade é elaborada a partir do curta-metragem "Hair Love", que recebeu o Oscar de Melhor Animação em Curta-metragem em 2020 e está disponível no Youtube. É uma história muito bonita que fala sobre racismo, negritude e aceitação. Veja abaixo.



Eu assisto ao filme com meus alunos. Antes, entrego para eles uma folha com as perguntas abaixo. Eles devem anotar as respostas após assistir ao curta - se preciso, assistimos a uma segunda/terceira vez. Nós discutimos perguntas e respostas oralmente.


1. Qual é o nome da menina? E da sua mãe? (essa informação aparece se você ativar a legenda)

2. O que tem no calendário no quarto da menina? O que isso significa?

3. No começo do vídeo, a menina está super feliz. O que a faz mudar de sentimento? Por quê?

4. Como o pai reage ao encontrar a filha? Por que ele olha no relógio?

5. Quando o pai tenta arrumar o cabelo da filha pela primeira vez, como essa tentativa é retratada? O que isso significa?

6. Quem é a mulher do canal "Hair Love" sobre penteados?

7. Qual era o compromisso que pai e filha tinham naquele dia?

8. Por que era tão importante para a menina arrumar o cabelo?


Depois da discussão, faço a leitura da proposta de produção de texto com os alunos. Eles devem transformar o curta em uma narrativa. O objetivo dessa atividade é identificar se os alunos dominam algumas habilidades importante, como: organização do enredo, descrição de personagens e sentimentos, uso de advérbios, organização de diálogos, divisão do texto em parágrafos, pontuação etc.



O curta-metragem também pode ser o motivador para a produção de outros gêneros textuais, como uma resenha.


E não se esqueça de seguir nosso perfil no Instagram. Nele compartilhamos muitas outras atividades.


Veja também outros posts com dicas de atividades diagnósticas e também atividades que podem ser realizadas na primeira semana de aula.


Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page