top of page

Oficina de comunicação via e-mail

Antes de começar, um recado: eu também tenho um perfil no instagram onde compartilho outras dicas e informações que, nem sempre, vêm aqui pro blog. Então, me siga lá também, procure por @na_auladeportugues.

 

Há algumas semanas, vi uma Oficina de e-mails no instagram da professora americana Emily (que também tem esse blog aqui), eu gostei muito da ideia e decidi criar uma oficina parecida para meus alunos. Principalmente agora, durante as aulas a distância, tive alguns problemas de comunicação com os alunos, porque eles não se explicam muito bem por e-mail e achei que valeria a pena "perder um tempinho" para trabalhar isso com eles.


A oficina completa está disponível neste link. Ela é organizada em slides e pode ser feita de maneira autônoma pelos alunos. Meus alunos gostaram muita da oficina, se engajaram bastante na atividade e, inclusive, pediram para eu fazer outras atividades nesse formato. Além disso, o reflexo positivo da oficina foi imediato: no mesmo dia eu já comecei a receber e-mails mais formais, bem organizados e objetivos!


Também vou compartilhar com vocês um vídeo (aqui embaixo) onde eu explico como funciona a oficina, então não deixe de assisti-lo para entender melhor como organizei todas as atividades e como avaliei o desempenho dos alunos.



Dica extra: para gravar esse vídeo, eu usei o Loom - achei MUITO fácil de usar, é uma ferramenta excelente para gravar tutoriais e instruções para seus alunos. Se quiser entender melhor como o Loom funciona, indico o vídeo Como gravar a tela com o Loom.

1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 comentário


Cleide Santos
Cleide Santos
06 de abr. de 2021

Bom dia, Aline

Adorei essa oficina e gostaria muito de ministrá-la. Eu usaria a cópia que vc disponibiliza ou preciso comprar a oficina? Fiquei na dúvida quanto ao slide de avaliação, ele vai junto com todas as informações? A correção é feita na hora? Estamos no ensino remoto, aqui onde moro, e independente disto, os alunos não conseguem se comunicar por e-mail. E mesmo sendo professora de LP, estou ministrando uma matéria eletiva e falo sobre compreender a produção textual. Essa oficina caberia certinho. Ficaria feliz em utilizar esse material, adoro seu blog, te sigo no Instagram e já divulguei para todas as minhas amigas da área de Língua Portuguesa. Sou fã do seu trabalho. Parabéns pela grande ajuda que…


Curtir
bottom of page