top of page

Produção de texto: resenha crítica sobre "A queda"

Atualizado: 30 de mar. de 2022

No mês passado (outubro de 2021), a drag queen e cantora Glória Groove lançou a música "A queda", juntamente com o clipe. Desde então, a música está entre as mais tocadas do Spotify e o clipe bateu record de visualizações - já são mais de 40 milhões de visualizações até agora. Neste post, vamos compartilhar com vocês uma proposta de produção de resenha crítica sobre essa música.

Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.

Em "A queda", a gloriosa canta sobre uma temática atual: a cultura do cancelamento. É exposta a ideia de que as pessoas acompanham a ascensão, mas também esperam e vibram com o declínio (a queda) de um artista.


Essa é uma música bem interessante de se trabalhar em sala de aula, além de ser um elemento da cultura pop - o que costuma engajar bastante os alunos - e de tratar de um tema atual, "A queda" tem uma letra excelente, na qual foi muito bem trabalhado o campo semântico do circo e suas conexões com o "espetáculo" que a vida dos artistas têm se tornado nas redes sociais. Você pode ver uma análise sobre isso no post que publicamos no nosso perfil no Instagram


Em entrevistas, Glória Groove afirmou que essa música foi inspirada na campanha de cancelamento da qual foi vítima a também cantora Karol Conka durante sua participação no BBB21.

“Inevitavelmente a história dela serve para o que eu estou retratando em ‘A QUEDA’. Acho que foi um dos grandes episódios de ódio coletivo que a gente testemunhou enquanto público. Acho, que como artista assistindo isso tudo, causa um outro misto de sensações em mim, porque eu estou vendo na minha vida o que pode acontecer na vida e na carreira de uma pessoa“, relatou.

Antes da produção da resenha, é interessante discutir/analisar em suas aulas tanto a música quanto o clipe. Seguem algumas sugestões:


1. Análise linguística da música

Ouça a música com seus alunos. Analise com eles as palavras e expressões do campo semântico do circo.

Quais são elas?

O que significam no campo do circo?

O que significam na música?

Você pode (e deve) analisar outras questões linguísticas que sejam pertinentes para seus alunos e para suas aulas (considerando o que estejam estudando no momento).


2. Análise do tema da música

Depois, analise o tema da música: a cultura do cancelamento.

O que é o cancelamento?

Quais seriam suas conexões com um espetáculo circense?

Quais são as reflexões que a música propõe sobre esse tema?

Quais são os exemplos mais recentes de cancelamento?


3. Análise do clipe

Após a análise da música, assista ao clipe com os alunos. Identifiquem os elementos circenses que aparecem no clipe.

Quais são as conexões entre letra da música e clipe?

O clima do clipe é o clima que costumamos associar ao ambiente do circo?

Quais sentimentos o clipe gera no expectador?



4. O cancelamento de Karol Conká

É interessante retomar com os alunos o que aconteceu com Conká durante e após o BBB21. É possível assistir ao documentário "A vida depois do tombo", disponível na Globoplay. Além disso, há diversas entrevistas de Conká disponíveis online nas quais ela fala sobre o cancelamento que sofreu. Outra atividade interessante seria ouvir as músicas que ela lançou após sua saída do programa.

Ao falar dessa caso, é importante discutir de que forma o cancelamento violento sofrido por Karol Conká está diretamente relacionado com o racismo, como a própria cantora afirmou durante entrevista à revista Capricho.


5. Produção de texto

Após todas essas análise e discussões, os alunos estão prontos para escrever a resenha crítica. Você pode baixar a proposta de produção de texto no link abaixo.



Compartilhem este post com outros professores :)

Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.

Veja o clipe de "A queda":


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page