Neste post, vou compartilhar com vocês uma atividade que fiz no 8º ano usando o aplicativo TikTok. Essa atividade faz parte da unidade sobre Formação de palavras, que é um conteúdo que eu AMO trabalhar em sala de aula, porque é muito fácil de criar atividades contextualizadas, trazer textos atuais, neologismos e, assim, engajar os alunos.
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No plano de aula que montei, eu tentei trazer palavras e temas que fossem do universo adolescente, então tem um pouco de tudo: K-pop, casal shippado, Neymar, pandemia e, por último, o TikTok.
Nas aulas, eu usei estes slides que compartilho com vocês (no final deste post tem mais algumas informações sobre os slides e como usá-los). Algumas atividades nós fizemos juntos pelo Zoom (como o game da Atividade 4) e outras os alunos fizeram sozinhos, de maneira assíncrona e autônoma.
A atividade final foi a produção de um vídeo no TikTok, em dupla, para explicar a formação de algumas palavras que foram criadas recentemente pelos brasileiros para dar conta desse novo contexto que é a pandemia: quarentener, quarentreino, carentena, cloroquiner, confinastê, tranca-rua...
Ao trabalhar com gêneros digitais em sala de aula, é importante se preocupar com a construção das habilidades e conhecimentos prévios necessários para que os alunos consigam produzir esse gênero.
1. Todos os alunos devem saber usar a ferramenta ou aplicativo no qual o gênero será produzido.
Se para produzir esse gênero digital os alunos precisam usar um aplicativo específico, o primeiro passo é identificar quais alunos já dominam essa ferramenta e quais nunca a usaram. Se houver alunos que não têm esse domínio, é preciso incluir no planejamento uma aula (ou mais) para que eles possam adquirir essa habilidade. Normalmente, eu mesma daria essa aula, mas tenho tentando tornar as aulas mais centradas nos alunos (algo que pretendo levar para a sala de aula quando voltarmos ao mundo presencial), por isso os próprios alunos deram uma oficina ensinando a usar o TikTok.
E como eu selecionei esses alunos? Antes de iniciar a atividade, eu fiz um formulário no Google (veja neste link) para saber quais alunos são usuários do TikTok (e qual o nível de uso: eles apenas consomem vídeos ou também sabem produzi-los?) e quais não fazem nem ideia do que seja esse aplicativo. Aqueles que selecionaram a resposta "Eu sou um expert no TikTok", receberam uma nova pergunta questionando se eles topariam passar esse conhecimento para os outros alunos - quem respondeu "sim" foi convidado a liderar a oficina. Aqueles que não sabiam usar o aplicativo, foram convidados a participar dessa aula. Eu mandei um e-mail aos oficineiros com alguns tópicos que eu gostaria que eles ensinassem na oficina e deu super certo. Eles explicaram muito bem como usar todas as ferramentas de gravação, filtros e edição e os alunos participantes fizeram muitas perguntas.
2. Os alunos precisam ter um repertório mínimo desse gênero.
Se um aluno nunca viu um vídeo no TikTok, como ele vai saber produzir um? Não vai. Por isso é importante apresentar algum repertório aos alunos - na apresentação de slides, eu inclui alguns vídeos que nós assistimos juntos e discuti com eles as estratégias que foram utilizadas na produção de cada um.
3. Os alunos precisam saber como o gênero será avaliado.
Essa dica vale para qualquer aula de produção de qualquer gênero textual, digital ou não. Após apresentar proposta, eu sempre mostro aos alunos a rubrica que será usada na correção para que eles saibam o que será cobrado e avaliado por mim. A rubrica desta atividade também está nos slides. Neste post do meu instagram, eu falo um pouco mais sobre rubrica.
4. Cuidado com a exposição dos alunos na internet.
Ao fazer essa atividade, eu conversei com os alunos e expliquei que o vídeo produzido por eles não precisava ser publicado no TikTok, ele deveria ser salvo no celular e compartilhado comigo. Além disso, aqueles alunos que não eram usuários do aplicativo, poderiam/deveriam deletar a conta ao final da atividade. Também é preciso ter muito cuidado com o compartilhamento desses gêneros com outros professores, especialmente se o aluno aparece no vídeo - eles são menores de idade e não podem ter a imagem divulgada sem autorização dos pais.
O resultado final foi bem legal, algumas duplas fizeram vídeos MUITO legais e divertidos - vou compartilhar dois deles com vocês, infelizmente esses nem são os mais divertidos, mas os outros eu não posso divulgar, porque os alunos aparecem no vídeo. O segundo vídeo termina meio truncado, porque eu tive que cortar o final onde apareciam os nomes dos alunos.
Todo mundo gostou da atividade? Claro que não, eles são adolescente, impossíveis de serem agradados de maneira unânime! Os alunos que já eram TikTokers, obviamente, amaram, muitos outros alunos se empolgaram bastante e alguns não gostaram muito da ideia e fizeram emburrados - faz parte. Mas, no final, foi uma atividade que deu certo, porque os tirou um pouco da monotonia de ficar respondendo exercício no caderno ou no computador, além de exigir deles coisas que vão além do conteúdo, como capacidade de síntese, criatividade e humor.
Sobre os slides e atividades.
As primeiras atividades foram elaboradas a partir da leitura de um trecho do livro "Meu tio", presente no livro didático adotado pela escola. Recomendo que você substitua esses exemplos por outros retirados de alguma leitura que seus alunos estejam fazendo no momento.
No primeiro slide da apresentação, cada atividade é um link que leva o aluno direto para a página com a atividade, por isso o ideal é que eles sempre coloquem os slides no modo apresentação, isso facilita a navegação.
As atividades que os alunos fizeram de maneira autônoma foram respondidas no caderno e, ao final de tudo, os alunos tiraram foto e postaram na plataforma que a escola utiliza - eu corrigi tudo individualmente e, assim, puder ver os alunos que estavam com dúvidas sobre o conteúdo.
Os vídeos foram formatados dentro dos slides de modo que, ao clicar no play, o aluno assista apenas a parte selecionada por mim - ainda preciso postar aqui um vídeo explicando como fazer isso, mas já dei essa explicação no meu instagram. Entre aqui no meu perfil e assista ao destaque Recursos digitais para saber como fazer isso.
Neste post aqui, tem um vídeo em que eu ensino como compartilhar o link de um arquivo do Google Drive de uma maneira que "obrigue" a outra pessoa a fazer uma cópia do arquivo para ela (assim como eu faço com tudo que compartilho aqui). Esta dica está mais para o final do vídeo.
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