Estudando subjuntivo com a Marisa Monte
- Aline Câmara
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Quem acompanha nosso trabalho já sabe que uma das estratégias que sempre recomendamos para engajar os alunos é conectar a sala de aula com a realidade deles, trazendo elementos da cultura jovem ou da internet. Um exemplo é planejar aulas e atividades com músicas atuais que os alunos ouvem, conhecem.
O problema é que as músicas que fazem sucesso entre os jovens costumam ter um "prazo de validade" bem curto, são sucessos passageiros e rapidamente esquecidos. Além disso, essas músicas não costumam ter um enredo muito bem construído nem uma linguagem bem trabalhada. Por isso, as atividades elaboradas a partir delas costumam envelhecer rápido e dificilmente conseguimos (re)utilizá-las no ano seguinte.
Por causa disso, também é importante planejar aulas e atividades com músicas mais atemporais, o que permitirá a reutilização dessa aula/atividade em outros anos (diminuindo a sua carga de trabalho!).
Pensando nisso, neste post vamos compartilhar com vocês uma sugestão de atividade sobre o modo verbal do subjuntivo a partir da música "A sua", da Marisa Monte.
Veja a letra da música:
Eu só quero que você saiba
Que estou pensando em você
Agora e sempre mais
Eu só quero que você ouça
A canção que eu fiz pra dizer
Que eu te adoro cada vez mais
E que eu te quero sempre em paz
Tô com sintomas de saudade
Tô pensando em você
Como eu te quero tanto bem
Aonde for, não quero dor
Eu tomo conta de você
Mas te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem
Eu só quero que você caiba no meu colo
Porque eu te adoro cada vez mais
Eu só quero que você siga
Para onde quiser
Que eu não vou ficar muito atrás
Como você deve ter percebido, essa música tem vários verbos conjugados no modo subjuntivo. Ao trabalhar essa música em sala de aula, é possível fazer algumas atividades:
Identificar os verbos conjugados no modo subjuntivo;
Identificar o tempo e a pessoa em que foram conjugados;
Explicar a importância desse modo verbal para a construção do sentido da música;
Reescrever esses versos, conjungando os verbos em outra pessoa do discurso ou no passado do subjuntivo.
Há outros pontos que podem ser analisados também, como o uso de advérbios, o uso de “aonde” e figuras de linguagem - como comparação e hipérbole.
Habilidades da BNCC trabalhadas nesta atividade:
EF69LP48, EF69LP54, EF69LP53, EF67LP28, EF67LP38, EF06LP04, EF07LP09, EF89LP29, EF89LP37, EF08LP10.