top of page

Estudando subjuntivo com a Marisa Monte

  • Foto do escritor: Aline Câmara
    Aline Câmara
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

Quem acompanha nosso trabalho já sabe que uma das estratégias que sempre recomendamos para engajar os alunos é conectar a sala de aula com a realidade deles, trazendo elementos da cultura jovem ou da internet. Um exemplo é planejar aulas e atividades com músicas atuais que os alunos ouvem, conhecem.


O problema é que as músicas que fazem sucesso entre os jovens costumam ter um "prazo de validade" bem curto, são sucessos passageiros e rapidamente esquecidos. Além disso, essas músicas não costumam ter um enredo muito bem construído nem uma linguagem bem trabalhada. Por isso, as atividades elaboradas a partir delas costumam envelhecer rápido e dificilmente conseguimos (re)utilizá-las no ano seguinte.


Por causa disso, também é importante planejar aulas e atividades com músicas mais atemporais, o que permitirá a reutilização dessa aula/atividade em outros anos (diminuindo a sua carga de trabalho!).


Pensando nisso, neste post vamos compartilhar com vocês uma sugestão de atividade sobre o modo verbal do subjuntivo a partir da música "A sua", da Marisa Monte.


Veja a letra da música:


Eu só quero que você saiba

Que estou pensando em você

Agora e sempre mais


Eu só quero que você ouça

A canção que eu fiz pra dizer

Que eu te adoro cada vez mais

E que eu te quero sempre em paz


Tô com sintomas de saudade

Tô pensando em você

Como eu te quero tanto bem

Aonde for, não quero dor

Eu tomo conta de você

Mas te quero livre também

Como o tempo vai e o vento vem


Eu só quero que você caiba no meu colo

Porque eu te adoro cada vez mais

Eu só quero que você siga

Para onde quiser

Que eu não vou ficar muito atrás


Como você deve ter percebido, essa música tem vários verbos conjugados no modo subjuntivo. Ao trabalhar essa música em sala de aula, é possível fazer algumas atividades:


  • Identificar os verbos conjugados no modo subjuntivo;

  • Identificar o tempo e a pessoa em que foram conjugados;

  • Explicar a importância desse modo verbal para a construção do sentido da música;

  • Reescrever esses versos, conjungando os verbos em outra pessoa do discurso ou no passado do subjuntivo.


Há outros pontos que podem ser analisados também, como o uso de advérbios, o uso de “aonde” e figuras de linguagem - como comparação e hipérbole.


Habilidades da BNCC trabalhadas nesta atividade:

EF69LP48, EF69LP54, EF69LP53, EF67LP28, EF67LP38, EF06LP04, EF07LP09, EF89LP29, EF89LP37, EF08LP10.

NA AULA DE PORTUGUÊS | atividades, planos de aula, teorias e reflexões sobre o ensino de língua portuguesa |

  • Instagram
  • YouTube - Black Circle
bottom of page