top of page

Crime e castigo - Graphic Novel [resenha]

Atualizado: 28 de jun. de 2021

Hoje venho compartilhar com vocês minha experiência de leitura da adaptação do livro "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski, para graphic novel (ou história em quadrinhos), publicada pela editora L&PM.


Antes de falar do livro em si, já vou avisando que, no geral, eu não gosto de adaptações de clássicos para o público jovem, pois acho que é bem difícil não cometer o erro de simplificar demais a obra e fazer perdê-la aspectos importantes de enredo e linguagem. Eu já li algumas adaptações e, até o momento, as únicas de que eu realmente gostei foram a adaptação de "Frankenstein", feita pelo Ruy Castro (tem resenha e plano de aula desse livro aqui no blog) e esta adaptação de "Odisseia" publicada pela editora Ática (inclusive, está esgotada). Então, eu já li o livro com esse pré-conceito.


A edição ficou muito bonita, os desenhos são incríveis e criaram muito bem o espaço da história, além de conseguirem expressar os sentimentos do protagonista e a perda progressiva de sua sanidade mental. Veja abaixo algumas imagens.


Eu gostei da adaptação, acho que se manteve a parte central do enredo - os dramas internos vividos por Raskolnikov. Porém, algumas partes do enredo são narradas de maneira superficial, fiquei me perguntando se alguém que nunca leu o livro original vai conseguir entender certos momentos da história e não tenho como sanar essa dúvida porque eu já fiz essa leitura. "Crime e castigo" foi um dos livros mais difíceis que li na vida, além do livro ser imenso, é difícil demais acompanhar a história e as ações dos personagens, porque os nomes russos são difíceis de memorizar e cada personagem tem mil apelidos, chega uma hora que você já não sabe quem é quem. Enfim, não é uma leitura para amadores, nem para ser feita de maneira despretensiosa.


Embora eu tenha gostado da HQ, acho que a adaptação não conseguiu criar uma história que é autônoma e pode ser lida por quem desconhece a versão original. Então, fica aqui minha "meia indicação". Antes de adotar essa obra, acho que valhe a pena lê-la para analisar se a história é mesmo compreensível sozinha, sem conhecimento prévio do clássico.


Sei que a editora está para divulgar um material voltado para o professor, quando isso acontecer, volto aqui para atualizar o post.

 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2. Também haverá sugestões de atividades e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

CRIME E CASTIGO - graphic novel

Fiódor Dostoiévski - adaptação de Alain Korkos, ilustrações David Zane Mairowitz, tradução de Alexandre Boide.

Lançado em 2016, 128 p.

Coleção L&PM Infantojuvenil

Todos conhecem Raskolnikóv, o pobre e torturado estudante que mata uma velha usurária em Crime e castigo, uma das principais obras do escritor russo Fiódor Dostoievski (1821-1881). Mas poucos imaginam que esse thriller psicológico poderia ser magistralmente ambientado na Rússia de hoje. Aqui, este clássico universal é reimaginado na São Petersburgo da virada do século XX para o século XXI. Se a ambientação e o entorno são diferentes da história original, a perturbação do jovem estudante e seus dilemas morais são os mesmos – como é igualmente brutal a violência com que ele age numa realidade opressora. O escritor David Zane Mairowitz e o celebrado ilustrador francês Alan Korkos, numa tacada de mestre, iluminam a fábula de Dostoiévski e a alçam a um novo significado. O resultado é esta graphic novel primorosa, que encantará os leitores do grande russo e os não iniciados no mundo dostoievskiano.

Indicado para: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio (segundo site da editora)

Temas: dilemas éticos, sociedade.


1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


Boa noite. Fui anotando o nome e as principais caraterísticas dos personagens em um bloco de notas à medida que lia.


Crime e castigo - fiodor dostoievski


  • Rodion Romanovitch Raskólnikov, estudante de direito, personagem principal. Rodia

  • Alena Ivanovna, velha que empresta dinheiro a Raskólnikov, a usurária

  • Isabel Ivanovna, irmã mais nova de Alena Ivanovna

  • Marmeladov, conselheiro titular, conheceu  Raskólnikov na taberna, foi atropelado pelo cocheiro. Semen Zakharovitch. Simão Zakharitch

  • Catarina Ivanovna, esposa de Marmeladov

  • Lébéziatnikov bateu em Catarina

  • Amália Fédorovna Lippevechzel ou Amália Ivanovna: dona do cortiço onde moram Marmeladov e Catarina. Amália Ludvigovna (apelido). Filha do vatel Ioobann

  • Polenka/ Poletchka: filha mais velha de Catarina Ivanovna. Katia

  • Lidotchka, filha mais nova de Catarina Ivanovna. Lena

  • Polia, filho de Catarina…

Like
bottom of page