top of page

O Fazedor de Velhos [resenha e atividades]

Atualizado: 1 de abr.

Venho compartilhar com vocês a resenha de "O Fazedor de Velhos", além de uma lista de exercícios que faço durante a leitura deste livro que foi escrito por Rodrigo Lacerda e recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Juvenil em 2009.


Este livro é um romance de formação que narra o processo de amadurecimento do protagonista Pedro, também narrador da história. Acompanhamos um pouco da sua infância, com as intermináveis sessões de leitura de poema às quais a mãe o submetia. Depois passamos para a adolescência, quando vemos Pedro sofrer pelo primeiro amor (e primeiro fora) e também lidar com as incertezas e tristezas causadas pela formatura do Ensino Médio - uma ruptura importante e marcante na vida de todos nós. Por último, vimos Pedro lidar com as angústias causadas pela escolha profissional, com as dificuldades de um relacionamento à distância e com perdas.


Em todos esses momentos da vida do protagonista, a literatura teve um papel fundamental. Ela foi a companheira de Pedro, foi por meio dela que ele conseguiu entender melhor os mistérios da natureza humana, superar momentos de dificuldades e tristeza e também alcançar a satisfação pessoal e profissional.


"O Fazedor de Velhos" é um livro que aborda sentimentos universais e, por isso, é uma leitura que cativa bastante os alunos, pois eles conseguem se identificar facilmente com o protagonista em diversos momentos da história. Em 2020, Rodrigo Lacerda lançou "O Fazedor de Velhos 5.0", uma continuação deste primeiro livro em que nos deparamos com o Pedro agora adulto, prestes a completar 50 anos. E aí, o que será que irá acontecer com nosso protagonista depois de tanto tempo? Eu li esse último livro e gostei bastante! Recomendo a leitura para as professoras e professores (não sei se a temática da continuação cativaria os alunos do Ensino Fundamental 2, talvez do Ensino Médio).


Rodrigo Lacerda, o autor do livro, é muito simpático, bastante acessível e gosta muito de visitar escolar para conversar com os alunos sobre a leitura de "O Fazedor de Velhos". No ano de 2018, ele esteve na minha escola para conversar com os alunos sobre a obra, foi um momento muito legal! Se quiser um bate-papo com ele na sua escola também, entre em contato com a editora Companhia das Letras.


Neste link, você consegue baixar gratuitamente uma lista com três questões de interpretação e análise do livro para usar nas suas aulas.


Para baixar o ebook com Plano de aula, a lista completa com 28 perguntas com gabarito, apresentação de slides e 2 propostas de redação, clique aqui.


Compre o livro "O Fazedor de Velhos" - comprando pelo nosso link, nós recebemos uma comissão da Amazon :)

 

Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desenvolvidas nas atividades propostas no ebook de atividades: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP44, EF69LP45, EF69LP46, EF69LP47, EF69LP49, EF69LP53, EF67LP06, EF67LP11, EF67LP12, EF67LP28, EF89LP32, EF89LP33.

 

 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Também haverá sugestões de atividades e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

O FAZEDOR DE VELHOS

Rodrigo Lacerda

Lançado em 2009, 148 p.

Editora Seguinte


Conta a história de Pedro, um garoto inteligente que está às portas da vida adulta. Com o amadurecimento, chegam questões fundamentais: que profissão escolher? Como lidar com os amores frustrados, os amigos deixados pra trás, os sentimentos confusos que teimam em perturbar? Quem guia o garoto em meio a esses dilemas é Nabuco, um professor experiente, excêntrico e misterioso. Insatisfeito com a faculdade de História, Pedro encontra na literatura um destino possível. Mas essa não é uma descoberta simples - e para chegar até ela é preciso trilhar um caminho de perda e sofrimento.

 

Indicado para: 7º a 9º anos

Temas: amizade, amadurecimento, formação do leitor, perdas e luto, relações familiares, romance de formação.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page