top of page

Frankenstein [resenha e atividades]

Adolescentes adoram histórias de suspense e terror. Se tiver assassinato e derramamento de sangue então, melhor haha! Dois dos livros que mais fizeram sucesso entre os alunos do 8º ano se encaixam nessa categoria: Psicose e Frankenstein. Neste post, compartilho com vocês algumas atividades para avaliar a leitura do livro Frankenstein.


Acho que Frankenstein dispensa resumos e apresentações, é uma história que todo mundo mais ou menos já conhece, mesmo que nunca tenha lido o livro. Sobre ele, acho que vale a pena salientar que foi escrito por uma mulher, Mary Shelley, quando ela tinha apenas 19 anos e é considerado o primeiro livro de ficção científica da história. Shelley foi uma visionária por tratar de questionamentos aos quais até hoje a ciência ainda não conseguiu responder - ainda não descobrimos os mistérios da vida e da morte, muito menos somos capazes de reviver seres já mortos.


As atividades que sugiro neste post são voltadas para alunos do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental 2, por isso, ao invés de fazer a leitura da obra original, recomendo uma versão adaptada para adolescentes. Geralmente, eu não gosto de adaptações, acho que elas simplificam e empobrecem demais o texto, mas a adaptação feita pelo escritor Ruy Castro é muito boa, por isso eu recomendo demais!


O que eu mais gosto neste livro é que ele possibilita fazer muitas discussões com os alunos. É possível trabalhar as características do gênero ficção científica, tanto do ponto de vista literário quanto temático, e também questões de linguagem - como a importância dos adjuntos adnominais escolhidos pelo narrador para mostrar seu sentimentos em relação à criatura. Além disso, é possível fazer discussões sobre ética, ciência e até questões filosóficas (um ser humano já nasce mau ou é a sociedade que o corrompe?).


Neste link, você consegue baixar gratuitamente uma lista com três questões de interpretação e análise do livro para usar nas suas aulas.


Para baixar o ebook com Plano de aula, a lista completa com 20 perguntas com gabarito, apresentação de slides e 2 propostas de redação, clique aqui.


Compre o livro "Frankenstein", adaptação de Ruy Castro.

 

Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desenvolvidas nas atividades propostas no ebook de atividades: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP44, EF69LP45, EF69LP46, EF69LP47, EF69LP49, EF69LP53, EF67LP10, EF89LP33.


 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2. Também haverá sugestões de atividades e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

FRANKENSTEIN

Mary Shelley, adaptação de Ruy Castro.

Lançado em 1994, 136 p.

Editora Seguinte

Ele era escorraçado de todos os ambientes como se fosse um monstro. Ninguém queria saber de seus sentimentos, nem ligava para o fato de que talvez tivesse uma alma. Foi então que ele começou a matar. O clássico da literatura de horror recontado por Ruy Castro.

 

Indicado para: Ensino Fundamental 2 (para 6º ano, talvez seja necessário adaptar as atividades que eu propus)

Temas:  bioética, desenvolvimento humano, estereótipos de beleza, ficção científica, sociedade, responsabilidade social.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page