top of page

O apanhador no campo de centeio [resenha e atividades]

Atualizado: 1 de abr.

O apanhador no campo de centeio”, escrito por J. D Salinger, é um clássico da literatura mundial e um dos livros mais vendidos da história, com mais de 70 milhões de cópias vendidas. Lançada em 1951, a obra se tornou um símbolo da contracultura, por expor as hipocrisias da sociedade americana e dar voz aos pensamentos e às angústias dos jovens da época. 


Quase 30 anos depois, o livro voltou a ganhar a mídia: o assassino de John Lennon revelou ter matado o seu ídolo inspirado por Holden Caulfield, o protagonista de "O apanhador no campo de centeio". Nos EUA, a leitura desse livro já foi proibida em diversas escolas e estados, sob a justificativa de incentivar os jovens a terem comportamentos rebeldes.


Além disso, cabe salientar que, nessa obra, Salinger fez algo raro na literatura até então: escrever um romance com um protagonista adolescente. E fez isso com tanto primor que as críticas e as reflexões de Holden Caulfield continuam atuais e representam os jovens ainda hoje, mesmo mais de 70 anos depois da sua publicação.

Nas mais de 250 páginas de "O apanhador no campo de centeio", o protagonista e narrador Holden Caulfield faz um relato sobre tudo que viveu e sentiu em um fim de semana antes do Natal, quando ele decidiu fugir do internato onde estudava, antes que seus pais descobrissem que ele havia sido expulso de uma escola - pela quarta vez! Então, ele seguiu para Nova York, sem rumo e com pouco dinheiro no bolso, e enfrentou vários percalços, como passar a noite hospedado numa espelunca, ser espancado por um cafetão e quase ser abusado.


Durante esses três dias - sim, todas essas páginas narram menos de 3 dias - o leitor acompanha não apenas os acontecimentos da vida de Holden, mas também suas muitas reflexões sobre a vida e sobre as hipocrisias da sociedade americana, sobretudo da classe média alta da qual sua família fazia parte.  Durante a narrativa, também temos acessos aos sentimentos e angústias de Holden, como o sofrimento por não ser amado, a solidão de não ter um relacionamento amoroso, as dificuldades de relacionamento com os pais e as dúvidas sobre o futuro.


O livro chocou, e ainda choca, por apresentar como protagonista um adolescente sem máscaras: Holden bebe, fuma, fala palavrão; tudo aquilo que a sociedade considera inadequado para um jovem - mesmo nos dias atuais. É justamente por apresentar uma visão crua da adolescência que a obra gera leituras e discussões muito interessantes em sala de aula, fazendo com que os jovens se identifiquem com o protagonista em alguns momentos ou questionem suas próprias ações a partir dos erros cometidos e narrados por Holden. O livro permite discussões interessantes sobre o consumo de álcool e tabaco por jovens, sobre a relação entre os jovens e a educação e também sobre o sexismo ainda presente nas relações heterossexuais.


Por causa do conteúdo do livro e da sua linguagem, recomendamos a sua leitura em sala de aula apenas com turmas a partir do 9º ano do Ensino Fundamental 2. Além disso, é importante que o(a) professor(a) leia a obra antes de adotá-la para assegurar que ela é realmente adequada ao seu contexto escolar.


Neste link, você consegue baixar gratuitamente uma lista com três questões de interpretação e análise do livro para usar nas suas aulas.


Para baixar o ebook completo com Plano de aula,  apresentação de slides, materiais para discussão, a lista de exercícios com 25 perguntas com gabarito e 3 propostas de redação, clique aqui.


Compre o livro "O apanhador no campo de centeio" - comprando pelo nosso link, nós recebemos uma comissão da Amazon :)

 

Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desenvolvidas nas atividades propostas neste Plano de aula: 

Para o 9º ano: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08, EF69LP10, EF69LP44, EF69LP45, EF69LP46, EF69LP47, EF69LP49, EF69LP53, EF89LP33, EF09LP04.

Para Ensino Médio: EM13LP01, EM13LP02, EM13LP06, EM13LP15, EM13LP16, EM13LP17, EM13LP18, EM13LP20, EM13LP21, EM13LP45, EM13LP46.


 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Também haverá sugestões de atividades e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO

J. D. Salinger

Lançado em 1951, 256 p.

Editora Todavia


É Natal, e Holden Caulfield conseguiu ser expulso de mais uma escola. Com uns trocados e seu indefectível boné vermelho de caçador, o jovem traça um plano incerto: vagar três dias por Nova York, adiando a volta à casa dos pais. Seus dias e noites serão marcados por encontros confusos, e ocasionalmente comoventes, brigas e dúvidas que irão consumi-lo. Acima de tudo, paira a inimitável voz de Holden, o adolescente raivoso e idealista que quer desbancar o mundo dos "fajutos", num turbilhão de ressentimento, humor, frases lapidares, insegurança, bravatas e rebelião juvenil. Esta edição brasileira tem tradução de Caetano W. Galindo e, pela primeira vez, traz a capa original de seu lançamento.


Indicado para: 9º ano do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Temas: abuso de substâncias tóxicas (álcool e tabaco), adolescência, amadurecimento, cotidiano escolar, relações familiares, saúde mental, sexualidade.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page