Transforme um poema do Manoel de Barros em uma aula de produção de texto.
top of page

Transforme um poema do Manoel de Barros em uma aula de produção de texto.

Atualizado: 1 de abr.

Trabalhar poesia na sala de aula pode ser um desafio. Em geral, nos prendemos em atividades de leitura e interpretação de texto, mas é possível fazer muito mais!


Aqui compartilharemos uma sequência didática completinhas e 3 propostas de redação para trabalhar nas suas aulas.


Além das indicações disponíveis aqui, você pode ver a live que rolou lá no nosso Insta. Explicamos um pouco mais sobre essa atividade. Para assistir à live, é só clicar aqui.



1º PASSO - O autor e a poesia


Partiremos de um poema do Manoel de Barros, ´Bernardo é quase uma árvore’. Para iniciar, antes mesmo de ler o texto é legal apresentar o autor. Para isso sugeriremos duas opções:


  1. O(a) próprio(a) professora fazer uma exposição sobre o autor e sua obra.

  2. Propor uma pesquisa roteirizada para que o próprio aluno pesquise sobre o Manoel de Barros.


Se optar por fazer a pesquisa, é importante que seja roteirizada. Não precisa ser nada megalomaníaco, apenas diretrizes básicas para que o aluno possa se orientar. É bom lembrar que Manoel de Barros viveu muitos anos e produziu muito, então há bastante material de pesquisa.


Coloque no roteiro o essencial, por exemplo, idade, onde viveu, principais obras/principal obra, quais as temáticas mais recorrentes, um fato curioso sobre o autor etc.

Para encerrar essa primeira etapa, você formular um kahoot! Adolescentes amam jogos, essa é uma maneira legal de checar informações básicas e importantes.


Você nunca fez um kahoot? É super fácil de fazer, kahoot é um jogo rápido de perguntas e respostas. Você mesmo(a) pode formulá-las, ou seja, é um jogo 100% personalizável.


ATENÇÃO! O kahoot é um jogo online, então precisará de internet na sala de aula.


Se quiser aprender a elaborar um kahoot, clique aqui.



2º PASSO - A leitura do poema.


Faça uma leitura do poema, como ele é curtinho, é possível lê-lo mais de uma vez. Veja a seguir:


Bernardo é quase árvore.

Silêncio dele é tão alto que os passarinhos ouvem

de longe

E vêm pousar em seu ombro.

Seu olho renova as tardes.

Guarda num velho baú seus instrumentos de trabalho;

1 abridor de amanhecer

1 prego que farfalha

1 encolhedor de rios - e

1 esticador de horizontes.

(Bernardo consegue esticar o horizonte usando três

Fios de teias de aranha. A coisa fica bem esticada.)

Bernardo desregula a natureza:

Seu olho aumenta o poente.

(Pode um homem enriquecer a natureza com a sua

Incompletude?)


Inicie pela leitura. E depois proponha algumas reflexões:


1- É possível identificar "o Manoel de Barros" no poema?


2- Quais expressões/trechos podem ser/ são "imaginárias"?


3- O que podem significar?



3º PASSO - O documentário


Depois, veja com os alunos um trecho do documentário 'Só 10% é mentira'. Esse documentário é dedicado à vida do Manoel de Barros e a outras pessoas que se inspiraram nesse grande poeta.


A sugestão é ver um trecho dos 24 minutos aos 28 minutos. Para ver o documentário é só clicar aqui. Nesse trecho, os alunos conhecerão o Paulo, um apaixonado pela obra de Manoel de Barros, ele dá materialidade (literalmente) a algumas ideias do autor.


A partir das obras construídas pelo Paulo, proponha algumas reflexões aos alunos, por exemplo:


  • Discutir a pertinência ou não das representações propostas por ele.

  • Pensar em outras possibilidades de representação.




4º PASSO - As propostas de redação


Se tiver oportunidade, independentemente da proposta que optar desenvolver, sugerimos um trabalho em parceria com o(a) professor(a) de artes. Vai ser muito legal a oportunidade de colocar a mão na massa assim como o Paulo faz.


Proposta 01 - Elaborar uma descrição.

- peça aos alunos para descreverem uma dessas "criações" de Manoel de Barros.


Proposta 02 - Elaborar um manual de instruções.

- proponha aos alunos para elaborem um manual de instruções para seja possível "usar" uma dessas "criações" de Manoel de Barros.


Proposta 03 - Elaborar uma peça publicitária.

- solicite aos alunos para formularem uma peça publicitária para "vender" uma dessas "criações" de Manoel de Barros.


Para cada proposta é interessante pensar no tempo disponível, por exemplo, será muito mais rápido desenvolver a Proposta 01. Também é possível fazer mais de uma proposta com a turma.




Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page