top of page
Aline Câmara

Um poema de Roseana Murray para sua aula

Atualizado: 23 de abr.

Você deve ter visto nos noticiários que a escritora Roseana Murray foi atacada por três cães da raça pitbull na última sexta-feira (05 de abril). Roseane foi gravemente ferida, teve um braço amputado e está no hospital em estado grave.


Roseana Murray tem uma vasta obra literária, com mais de 100 livros publicados, sobretudo de contos e poesias para crianças e adolescentes. Já recebeu diversos prêmios pela sua obra, dentre eles o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL) para livro infantil.


Fiquei imensamente tocada pela tragédia que ocorreu com Murray. Como uma forma de homenageá-la e também de desejar sua breve e completa recuperação, decidi fazer uma lista de exercícios de interpretação de texto de um de seus poemas. Abaixo você encontra a lista que, além das perguntas de interpretação, também conta com questões sobre advérbios e figuras de linguagem. Essa atividade pode ser aplicada com turmas de 5º a 7º anos.


É uma forma de levar Roseana Murray para nossas salas de aulas. Que as muitas leituras de seu poema reverberem em boas energias e em muita saúde para ela.


Atualização: a poetisa Roseana Murray teve uma recuperação surpreendentemente rápida. Ela está bem e teve alta hospitalar no dia 18 de abril \o/

 

Leia poema e responda às perguntas a seguir.


DESEJO DO CHEIRO

DA CASA DA AVÓ:

Tudo o que a avó fabrica

em sua cozinha encantada

tem cheiro bom:

bolo de chocolate, biscoito de nata,

sonhos embrulhados

em açúcar e canela,

que são como nuvens

no céu da boca e expulsam

qualquer pesadelo.

As mãos da avó,

cheias de farinha

e tempo acumulado,

acariciam, tocam na superfície

dos pães e da pele da gente

com tanto amor

que curam qualquer defeito

do lado esquerdo ou direito.


Na casa da avó

o ar é perfumado

e parece um abraço

e até o final dos tempos

o cheiro da casa da avó

fica grudado em nosso

pensamento.


01.07.2014

ROSEANA MURRAY. In Poço dos Desejos, Ed. Moderna, 2014

Disponível no site da autora - https://roseanamurray.com/site/poemas/ 



1. No poema que você acabou de ler, há duas locuções adverbiais de lugar que são muito importantes para a construção dos sentidos do texto.

a. Identifique essas duas locuções adverbiais

b. Explique a importância dessas duas locuções adverbiais para o poema.


2. Em poemas, é frequente a criação de figuras de linguagem como recurso poético. Pensando nisso, transcreva do poema os dois versos onde há comparação.


3. No poema, o verso "sonhos embrulhados" é polissêmico e pode ser interpretado de duas formas possíveis. Explique essas duas interpretações.


4. Explique o significado que a expressão "tempo acumulado" tem no poema.


5. O eu lírico diz que as mão da avó tocam na superfície "da pele da gente". Considerando o conteúdo do poema, levante uma hipótese que explique quem seria essa "gente". 


6. Identifique uma rima presente no poema.


7. O tempo verbal predominante no poema é o:

  1. pretérito perfeito.

  2. pretérito imperfeito.

  3. futuro.

  4. presente.


8. Transcreva do poema um verbo que justifique a resposta da pergunta anterior.


9. Sobre o eu lírico desse poema, pode-se afirmar que:

  1. é  uma adulto que tem saudade do cheiro da casa da avó.

  2. é uma criança que ama o cheiro da casa da sua avó.

  3. é uma criança que tem saudade do cheiro da casa da avó.

  4. é  um adolescente que se lembrava do cheiro da casa da avó.


10. De acordo com o poema, "o cheiro da casa da avó" é um cheiro de:

  1. Perfumes

  2. Flores

  3. Comidas

  4. Chuva


11. Agora é a sua vez!

A casa da sua avó tem cheiro de quê? Escreva um poema de até 10 versos no qual você fale sobre o cheiro da casa da sua avó.


Habilidades da BNCC: EF69LP48, EF69LP53, EF67LP28, EF67LP31, EF67LP38, EF07LP09.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

댓글


bottom of page