top of page

Proposta de apresentação oral - hábito de leitura dos brasileiros

Muitos professores têm dificuldade de pensar em boas propostas de produção de gêneros textuais orais para trabalhar com seus alunos. A gente foca tanto na produção de textos escritos - as famosas redações - que, por vezes, acabamos nos esquecendo de trabalhar também a leitura e produção de textos orais. Por isso, decidi compartilhar com vocês uma sugestão de proposta de apresentação oral sobre o tema hábito de leitura dos brasileiros.


Inicialmente, sugiro ler com os alunos a crônica "Meu filho não quer ler. E agora, José?", escrita pela escritora Giovana Madalosso e publicada na Folha de S. Paulo em junho de 2023. Discuta a crônica com os alunos e motive os alunos a compartilharem o hábito de leitura deles e das pessoas que eles conhecem.


Depois, a partir do comando abaixo, peça que planejem e realizem uma apresentação oral sobre o tema.


Após ler a crônica "Meu filho não quer ler. E agora, José?", escrita por Giovana Madalosso, vocês devem trabalhar em grupo e elaborar uma apresentação oral sobre o tema o hábito da leitura dos brasileiros. Para essa apresentação, vocês devem pesquisar informações sobre o tema e também elaborar uma apresentação de slides. Durante a pesquisa, vocês perceberão que o brasileiro é um povo que lê pouco e a apresentação partirá dessa perspectiva.

É importante que você especifique, na hora de elaborar/apresentar a proposta, quais tópicos desse tema devem ser abordados na apresentação, por exemplos, os alunos apresentar dados estatísticos e também discutir as possíveis causas do baixo índice de leitura do nosso país. Lembre-se também de elaborar uma grade com os critérios de correção, a qual deve ser compartilhada com os alunos durante a realização da tarefa.


Essa proposta pode ser desenvolvida com turmas do 6º ao 9º anos e desenvolve as seguintes habilidades da BNCC: EF69LP30, EF69LP32, EF69LP38, EF69LP40, EF69LP41, EF69LP43, EF67LP20, EF67LP21, EF89LP24, EF89LP25.


Quem faz parte do Clube Littera encontra essa proposta pronta e completa, com critérios de correção, na plataforma da nossa comunidade. Esta é uma proposta foi postada no mês de dezembro.


Se você quer ter acesso a propostas como essa, entre para a nossa comunidade - o Clube Littera.

Faça a sua inscrição clicando neste link.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page