Neste post, compartilho com vocês uma proposta de escrita de crônica narrativa que uso com as minhas turmas do 7º ano. A crônica é um texto inspirado em fatos do cotidiano, por isso eu gosto que o tema dessa crônica seja mais livre para que os alunos, de fato, possam escrever sobre algo que aconteceu com eles.
No entanto, texto com tema livre nem sempre é fácil de escrever, sobretudo porque os alunos costumam não entender muito bem o que serial esse tal de fato do cotidiano.
Para ajudá-los a selecionar o acontecimento que será a inspiração na crônica, faço com eles um planejamento baseado em fotos: eles devem escolher 3 fotos do celular ou da rede social deles que podem ser inspiração para a crônica. Na folha de planejamento, devem escrever uma breve descrição dessas fotos.
Eu faço essa atividade alguns dias antes dos alunos começarem a escrever o texto, assim eles têm algum tempo para refletir sobre as histórias e escolher aquela que irá virar uma crônica.
Neste link, compartilho um Google Docs onde vocês encontram tanto a folha de planejamento quanto a proposta de produção da crônica. É uma proposta que pode ser aplicada e/ou adaptada para qualquer ano escolar, podendo ser utilizada com turmas do Ensino Fundamental 2 e também do Ensino Médio.
Habilidades da BNCC desenvolvidas nesta atividade: EF67LP30, EF89LP35, EF67LP32, EF67LP33, EF06LP06, EF07LP06, EF07LP10, EF06LP11, EF06LP12, EF67LP36, EF67LP38, EF08LP04, EF09LP04, EF08LP14, EF89LP37.
Comments