top of page

A revolução do bichos - exercícios prontinhos para usar

Atualizado: 4 de jun.

Escrita por um dos autores mais importantes do século XX, a obra literária A Revolução dos Bichos foi publicada em 1945 e confrontou os regimes governamentais de sua época. Nessa fábula provocadora, George Orwell faz uso de uma linguagem simples, porém engenhosa, para expor uma situação um tanto peculiar: a revolução dos animais de uma granja contra o homem e contra o sistema ditatorial ao qual eram submetidos.


Apesar de seu sucesso, esse livro causou um grande espanto no público assim que foi divulgado, pois era nítida a semelhança entre o seu enredo, a revolução russa e a ditadura de Stalin. Anos mais tarde, porém, com a intensificação da Guerra Fria, a obra de Orwell passou a ser lida com outros olhos e até a ser utilizada como um exemplo contra o comunismo e o socialismo. Mas as reflexões não param por aí! É possível trabalhar diversos temas a partir do enredo e do contexto histórico do livro.


Neste link aqui, você encontra uma lista completa com os 25 exercícios e o gabarito. Também elaboramos 2 propostas de produção de texto para trabalhar "A revolução dos bichos"!


 

Ao levar "A revolução dos bichos" para sala de aula é possível trabalhar diversas habilidades da BNCC:


EF69LP06, EF69LP07, EF69LP44, EF69LP45, EF69LP46, EF69LP47, EF69LP49, EF69LP53, EF67LP06, EF67LP11, EF08LP14, EF67LP12, EF67LP28, EF89LP32, EF89LP33, EF89LP37, EF69LP10.

 

Nessa obra satírica e irônica, o autor trabalha temas de extrema pertinência para o contexto de sua época e que são relevantes até os dias de hoje. Nesse microcosmo é possível ver a passagem gradual da equidade, esperança e do senso de liberdade para um ambiente de censura, medo e violência, em que não se sabe mais diferenciar o antes e o depois da revolução. Além disso, através de uma linguagem acessível a todos os públicos, Orwell propõe uma leitura que flui com tanta facilidade que a complexidade do tema e os absurdos narrados são os responsáveis por fazer o leitor parar e reler o trecho recém finalizado.


Trata-se de uma obra fundamental para a formação do senso crítico dos alunos e para proporcionar uma discussão sobre os regimes políticos e o caráter dos integrantes de uma sociedade.


"A revoluçãos dos bichos" é uma obra incrível para trabalhar na sala de aula.


Clicando aqui, gratuitamente, você tem acesso a exercícios prontinhos para usar.


neste link aqui, você encontra uma lista completa com os 25 exercícios e o gabarito. Também elaboramos 2 diferentes propostas de produção de texto para trabalhar "A revolução dos bichos"!


Você pode usá-las ao longo da leitura do livro ou pode usar como uma avaliação. Espero que tenham gostado das sugestões de materiais e de atividades!Siga nosso perfil no Instagram para mais conteúdo.


 

 Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio . Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura. 

 







Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page