Neste post, quero falar com vocês sobre um livro que é muito lido nas escolas (e também vou compartilhar atividades): "Capitães da areia", de Jorge Amado.
Escrito em 1937, este livro de quase 100 anos ainda é assustadoramente atual. Nele, Jorge Amado conta a história de um grupo de adolescentes, em sua maioria órfãos, que vivem no trapiche em Salvador e sobrevivem de pequenos roubos e armações. É uma obra que traz um retrato real e cru da pobreza, do abandono e da desigualdade do país e que humaniza as crianças que moram nas suas; sem, no entanto, romantizá-las, infantilizá-las.
Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.
É um livro complexo, que aborda uma infinidade de temas, desde o abandono de crianças até saúde pública (na época em que a história se passa, a cidade de Salvador foi assolada pela varíola). Além disso, como os personagens são adolescentes, há uma grande identificação entre os alunos e esses personagens - o que também gera certo choque, porque é uma realidade muito diferente da maioria dos estudantes (ao menos dos meus alunos, no caso).
Eu amei ler esse livro e trabalhá-lo em sala de aula. Os alunos se engajaram na leitura e nas atividades, tivemos excelentes discussões ao longo da leitura. No entanto, deixo aqui um aviso: o livro tem uma cena de estupro e, depois, uma cena de sexo entre dois personagens adolescentes (sendo esta segunda mais metafórica que a primeira). Sei que isso pode ser problemático em algumas escolas, o que é uma pena, pois esses momentos da história possibilitam discussões sobre temas importantes, como consentimento, estupro de vulnerável e violência contra mulheres.
Eu li este livro com meus alunos do 9º ano e fizemos a leitura ao longo de 8 semanas.
Nós temos um ebook com o planejamento COMPLETO para você trabalhar esse livro na sua sala de aula: são 8 semanas de aulas totalmente prontas e com materiais editáveis!! O ebook inclui: plano de aula, habilidades da BNCC, apresentação de slides, 35 perguntas com gabarito e 3 propostas de redação, além de vídeos e materiais para discussão.
Neste link, você consegue baixar gratuitamente uma atividade que faz parte do ebook, além de uma palavra-cruzada sobre os personagens do livro!.
Para adquirir o ebook com plano de aula COMPLETO, clique aqui.
Compre o livro "Capitães da areia" - comprando pelo nosso link, nós recebemos uma comissão da Amazon :)
Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desenvolvidas nas atividades propostas neste Plano de aula:
Para o 9º ano: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08, EF69LP10, EF69LP44, EF69LP45, EF69LP46, EF69LP47, EF69LP49, EF69LP53, EF89LP33, EF09LP04.
Para Ensino Médio: EM13LP01, EM13LP02, EM13LP06, EM13LP15, EM13LP16, EM13LP17, EM13LP18, EM13LP20, EM13LP21, EM13LP45, EM13LP46.
Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Também haverá sugestões de atividades e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.
Capitães da areia
Jorge Amado
Lançado em 1937, 296 p.
Editora Companhia das letras
Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.
Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.
Indicado para: 9º ano e Ensino Médio.
Temas: aporofobia, abandono infantil, catolicismo, desigualdade social, romance de formação, romance social, saúde pública, religiões de matriz africana, violência de gênero.
Comments