A droga do amor [resenha e Plano de aula]
top of page

A droga do amor [resenha e Plano de aula]

Atualizado: 23 de mai. de 2023

Pedro Bandeira se tornou um grande sucesso na década de 1980 principalmente por causa da série de livros que conta as aventuras de uma turminha bem famosa: Os Karas. Embora eu tenha sido uma grande leitora desde a adolescência, eu nunca tinha lido nenhum dos livros do Bandeira. Fui ler "A droga do amor" agora para poder trabalhar esse livro com meus alunos do 7º ano. Neste post, vou compartilhar com vocês uma breve resenha do livro, além de sugestões de atividades e avaliações que podem ser feitas em sala de aula.

Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.

Os adolescentes de 11-13 anos costumam amar Os Karas, a série começou há quase 40 anos, mas continua fazendo sucesso. No 6º anos, os alunos leram alguns livros do Bandeira, como "A droga da obediência", e agora no 7º tenho eles continuam nessa saga.

Se você, assim como eu, nunca tinha lido esses livros, vai aqui um breve resumo: Os Karas é o nome da turminha formada por Miguel, Chumbinho, Crânio, Calú e Magrí (a única garota do grupo). Junto com o detetive Andrade, eles resolvem vários mistérios e ajudam a prender criminosos importantes, como o Dr. Q.I. Em "A droga do Amor", que é o quarto livro da série e foi publicado em 1994, Os Karas trabalham juntos para resolver alguns mistérios, como o sequestro da droga do amor junto com o cientista responsável pela sua descoberta, além de uma possível fuga do Dr. Q.I. da prisão de segurança máxima. É uma história cheia de pistas misteriosas e com muita aventura.


Eu gostei bastante do livro, é bem gostoso de ler. Por ter muitas aventuras, ele prende o leitor e costuma agradar bastante os adolescentes. É um excelente livro para despertar neles o gosto pela leitura - um dos meus alunos, por exemplo, comprou os outros livros da série para ler em casa! No entanto, do ponto de vista pedagógico, acho o livro um pouco fraco (opinião sincera aqui que talvez gere polêmica rs). É uma escrita bem simples, então não é um texto que permite aquele trabalho mais reflexivo e aprofundado de que eu tanto gosto - você verá que boa parte das atividades giram em torno do enredo e do gênero, não há muitas questões de linguagem para trabalhar. Mas, com toda certeza, é um bom livro para se ler na escola e acredito que pode ser trabalhado nos 6º e 7º anos.


Eu trabalho esse livro ao longo de 5 semanas e organizo a leitura e as atividades da seguinte forma.


PRIMEIRA AULA

Duração: 1 aula de 45 minutos.


1. Este é o dia em que entrego o livro aos alunos. Sempre começo com a apresentação do autor. Acho muito importante dar visibilidade aos escritores, mostrar qual é a cara por trás daquele livro. Quando possível, também mostro alguma entrevista ou vídeo do escritor(a) - no caso, eu assisti com eles alguns vídeos que estão no canal da Editora Moderna no youtube, veja um deles abaixo.



2. Depois, fizemos a leitura conjunta das páginas 7 a 14.


3. Então fizemos a discussão do trecho lido e, depois, um exercício de levantamento de hipóteses: como os alunos já conheciam Os Karas (ou seja, já sabiam que este seria um livro de investigação policial), pedi que eles escrevessem em um post-it qual seria o conflito principal da obra - fizessem uma aposta mesmo. Colamos esse post-it em um mural e, ao longo das semanas, fomos checando quem chegou perto (ou não) com a sua aposta.



SEGUNDA AULA

Duração: 1 ou 2 aulas (depende do engajamento dos alunos e alunas na discussão)

Em casa: leitura até a p. 54.


1. Eu sempre começo a aula perguntando aos alunos o que eles estão achando da leitura. Acredito que a formação de leitores é um dos principais objetivos do trabalho com livros literários no Ensino Fundamental, por isso gosto de incentivar nos alunos esse gosto por compartilhar a leitura e fazer comentários avaliativos e afetivos sobre o livro.


2. Após essa discussão inicial, os alunos responderam a uma lista de exercícios em dupla/trio. Essas perguntas têm como objetivo ajudar os alunos a retomarem os pontos principais da história e organizar os acontecimentos/personagens/espaços iniciais.



TERCEIRA AULA

Duração: 2 aulas

Em casa: leitura da p. 55 a 91.


1. Como sempre, começo a aula perguntando aos alunos o que eles estão achando da leitura e se tem alguma dúvida ou comentário sobre o livro.


2. Depois, os alunos fizeram uma atividade individual de produção de texto sobre o livro. Tenho duas sugestões de atividades aqui:


Atividade 1: Objeto-livro

É a mesma atividade que expliquei no post sobre o livro "O menino no espelho". Usei a mesma proposta, só fiz as adaptações necessárias já que se trata de outro livro.


Atividade 2: Email para melhor amiga

Nesta atividade, os alunos devem se colocar no lugar da Magrí e escrever um e-mail para uma amiga (que não faz parte dos Karas) contando 3 acontecimentos importantes até o momento. Os alunos gostaram muito dessa atividade e os meninos acharam engraçado ter que escrever um e-mail como se fossem uma garota.


Você pode baixar a proposta no link abaixo.



QUARTA AULA

Duração: 1 aula

Em casa: leitura da p. 92 a 135


Nesta aula, os alunos fazem uma prova individual com perguntas sobre enredo. O foco são os últimos capítulos lidos, mas também há perguntas sobre os capítulos anteriores.



QUINTA AULA (que, na verdade, são muitas rs)

Duração: 4-5 aulas

Em casa: finalizar a leitura do livro.


1. Como sempre, começo a aula perguntando aos alunos o que eles estão achando da leitura e se tem alguma dúvida ou comentário sobre o livro.


2. Depois os alunos iniciam a avaliação final de leitura que é a produção de um podcast sobre o livro. Já fiz um post aqui sobre isso (leia ele aqui - Podcast literário) e uso basicamente a mesma proposta sempre, fazendo as alterações necessárias de acordo com o livro. Como os alunos estão no 7º ano, são mais novos e têm mais dificuldades para fazer esse tipo de atividade, eu tirei a parte de análise do tema, então o podcast foca na apresentação/resumo do livro, e acrescentei um item pedindo para eles encerrarem o podcast com a sua opinião sobre a obra.

Os alunos tiveram 3-4 aulas para escrever o roteiro do podcast em sala, sempre com meu acompanhamento, e fizeram a gravação do áudio em casa. Eu avalio apenas o áudio.


Espero que tenham gostado das sugestões de materiais e atividades!


Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.

 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2. Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

A droga do amor

Pedro Bandeira

Lançado em 1984, 176 p.

Editora Moderna


Um cientista americano, que havia criado a cura para a praga do século, o mal que transformam o amor em morte, é sequestrado no Brasil. Magrí e Chumbinho tentam reunir a turma secreta dos Karas para investigar esse crime tão tremendo para a humanidade. Mas Miguel, Calu e Crânio, por não querer disputar entre si o amor por Magrí, decidem terminar com os Karas... Para agravar a situação, o Doutor Q.I., o rei dos criminosos, foge da Penitenciária de Segurança Máxima... Magrí, a única menina da turma, é quem afronta todos os riscos para desvendar esta trama eletrizante! Esse é mais um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!


Indicado para: 6º e 7º anos

Temas: adolescência, ética, investigação policial, saúde.




Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page