"O menino no espelho" é um dos meus livros sobre infância preferido. Foi publicado em 1982 e escrito por Fernando Sabino quando ele já tinha mais de 60 anos. Neste post, compartilho com vocês tanto uma breve resenha do livro, quanto algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas ao longo da leitura do livro.
Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.
Além das sugestões de atividades compartilhadas gratuitamente neste post, também preparamos um ebook com atividades para você trabalhar/estudar esse livro nas suas aulas. O ebook contém Plano de aula completo e detalhado de 5 semanas, uma apresentação de slides para usar durante as aulas, 30 perguntas com gabarito e duas propostas de redação. Para adquirir o material, clique neste link.
No livro "O menino no espelho", Sabino revive suas memórias de infância e narra algumas aventuras que viveu na cidade de Belo Horizonte quando tinha por volta de 8 anos. Com uma narrativa que mistura ficção e realidade, o escritor nos leva numa viagem de volta ao passado e à inocência de uma criança que vê tudo pela primeira vez.
O livro é dividido em 12 capítulos, começa com um prólogo e termina com o epílogo, ambos conectados. Cada um dos capítulos do meio conta uma história da infância de Sabino e o capítulo 7 é o que dá nome ao livro. Embora haja alguns elementos de conexão entre cada capítulo, eles narram histórias independentes que podem ser lidas em qualquer ordem, inclusive é possível ler apenas alguns dos capítulos com seus alunos em sala de aula caso não haja tempo para ler o livro inteiro.
Acredito que o livro possa ser lido por turmas do 6º ao 8º ano. Os alunos gostam bastante da leitura, pois se identificam com vários momentos da vida de Fernando: os castigos recebidos dos pais, as travessuras aprontadas na escola, a amizade com vizinhos e bichos de estimação, além do desejo de ter um sósia que faça em seu lugar tudo aquilo que você odeia fazer - qual adolescente nunca sonho com isso?! rs
Eu trabalho esse livro ao longo de 5 semanas, organizo a leitura (divido os capítulos ao longo de 4 semanas) e as atividades da seguinte forma.
PRIMEIRA AULA
Apresentação do autor, leitura coletiva do prólogo e discussão.
Eu assisto com os alunos aos primeiros 6 minutos desta entrevista do Fernando Sabino com a Bruna Lombardi.
SEGUNDA AULA
Começamos a aula com uma discussão dos capítulo lidos e, depois, os alunos respondem a uma lista de exercícios com perguntas sobre enredo e linguagem. Essa é uma atividade que gosto de fazer em dupla/trio, pois acho importante que os alunos tenham esse momento para discutir o livro com os colegas.
TERCEIRA AULA
Começamos a aula com uma discussão sobre os capítulos da semana. Depois, os alunos fazem uma produção de texto que eu elaborei inspirada no perfil Objeto-Livro do Rodrigo Valente. Nele Rodrigo compartilha resenhas de livro de uma maneira inusitada: ele escolhe um objeto para representar cada um dos livros lidos e posta no seu perfil uma foto desse objeto acompanhada de uma legenda com justificativa e resumo da história.
QUARTA AULA
Nesta aula, os alunos fazem uma prova individual com perguntas sobre enredo e linguagem. O foco são os últimos capítulos lidos, mas também há perguntas sobre os capítulos anteriores.
QUINTA AULA (que, na verdade, são muitas rs)
Em sala, nós assistimos ao filme homônimo inspirado no livro - está disponível na Netflix. A atividade final é a escrita de uma resenha crítica para comparar o livro e o filme, por isso eu já peço para os alunos anotarem as semelhanças e diferenças entre eles (costumo dar um número para ser mais objetiva, por exemplo: 4 semelhanças e 4 diferenças).
No nosso ebook, você encontra a proposta dessa resenha crítica com grade de correção. Para adquirir o ebook, clique neste link.
Espero que tenham gostado das sugestões de materiais e atividades!
Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2. Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.
O menino no espelho
Fernando Sabino
Lançado em 1982, 176 p.
Editora Record
A literatura brasileira ganha um novo personagem. Tom Sawyer, Mogli, Alce, Gulliver, Pinóquio e o Pequeno Príncipe tem um companheiro entre nós: o menino Fernando, que vem a ser o próprio autor, a viver todas as fantasias de sua infância em aventuras mirabolantes. Ensina uma galinha a conversar, aprende a voar com os pássaros, fica invisível, encontra-se com Tarzã e Mandraze, visita o Sítio do Picapau Amarelo. E, no menino que se vê no espelho, descobre o melhor de si mesmo, a projeção do ideal de pureza que só uma criança pode alcançar – simbolizada, de maneira luminosa, na libertação dos passarinhos.Um mundo mágico de surpresa e deslumbramento, desvendado por um Fernando Sabino com maestria – um romance para ser lido, com igual encantamento, por crianças e adultos.
Indicado para: 6º a 8º anos do Ensino Fundamental.
Temas: autobiografia romanceada, aventuras, infância, relatos de memória.
Qual é o filme baseado no livro?