Aprenda intertextualidade com o Paulo Ricardo
- Aline Câmara
- 22 de mar.
- 2 min de leitura
Você já ouviu “O verso", a nova música do Paulo Ricardo?
Ouvi essa música esses dias no rádio e na hora pensei: essa música é perfeita para falar de intertextualidade e, neste post, vou compartilhar uma sugestão de atividade com você.
Na música “O verso", os compositores Paulo Ricardo e Bruno Caliman fazem referência a vários outros cantores e compositores brasileiros, seja citando o nome deles ou citando versos famosos de suas músicas. Assista ao clipe da música:
Leia a letra da música:
O VERSO
Devia ter aprendido com Caetano
Nosso papo tava qualquer coisa
E eu sei porque
Seguido o conselho de Tim Maia
Porque eu ainda gostava tanto de você
Se eu escutasse o Lulu
A vida vem em ondas como o mar
Mas como disse o Raul
Eu sou o medo de amar
Vinicius me falou
Que o nosso amor
Foi realmente eterno enquanto durou
Cazuza me alertou
Você exagerou
E agora não faz parte do meu show
E eu fiz pra você um verso
Que talvez Roberto
Pudesse fazer
E eu, aqui nesse refrão
Abri meu coração
Não posso te perder
Vinicius me falou
COMO TRABALHAR ESSA MÚSICA EM SALA DE AULA?
Primeiro, veja quais cantores os alunos conhecem. Pergunte também se eles conseguem identificar os versos que foram retirados das músicas desses cantores.
O segundo passo vai ajudar a aumentar o repertório dos alunos. Peça que eles pesquisem quem são os cantores citados das músicas. Dá até pra pedir que eles apresentem uma biografia de cada um - pode ser uma apresentação, um pôster, um vídeo etc.
Por último, discuta com eles se essa música seria um caso de plágio.
Aqui é a hora de explicar a diferença entre plágio e intertextualidade.
Nessa aula, cabe também uma problematização:
Por que apenas homens foram escolhidos para fazer parte da letra a música? Se os alunos fossem fazer uma música similar, fazendo referência apenas a cantoras, quais mulheres escolheriam?
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