O seguidor antigo sabe que sempre incentivamos o trabalho com música na escola, mas está cada vez mais difícil achar uma música de sucesso que seja adequada para a sala de aula.
Nós queremos te ajudar nessa tarefa e vamos te mostrar como trabalhar uma música do Léo Foguete nas suas aulas - ele é Top4 no Spotify!
A música “Cópia proibida” é muito interessante para trabalhar o uso de linguagem figurada.
Além disso, achei interessante uma música atual em que o eu lírico masculino fala da amada de maneira gentil e não sexualizada. É uma música que incentiva os homens a prestarem atenção nos pequenos detalhes e qualidades de uma mulher.
“E eu só vejo qualidade onde tu vê defeitos
Por que tanta insegurança quando se olha no espelho?
Tu sabe que tudo que Deus faz é perfeito
Talvez não te amaria se não fosse desse jeito”
Neste trecho, é interessante analisar o uso da antítese e o que isso fala sobre a autoestima da amada.
A música traz várias expressões com uso da linguagem figurada que você pode analisar em sala:
"Pra um bom piloto, as curvas pouco importa."
"Oh, linda, fizeram você e jogaram a forma fora."
"É tanta beleza que Deus proibiu ter cópia."
No segundo exemplo, também dá pra analisar o uso do sujeito indeterminado.
Também seria interessante discutir os exemplos que ele traz na música, como no trecho:
“Se cortar dois dedos do cabelo, eu noto na hora”
O autor da música escolheu fatos que geralmente não são o foco da atenção dos homens, como um corte de cabelo.
Léo Foguete tem outras músicas de sucesso que também podem ser trabalhadas em sala de aula, como a música “Sorriso de pérola”.
Nela há a presença de hipérbole, comparação e metáfora.
Gostou dessa sugestão de atividade?
Compartilhe com outros professores!
Comentarios