Eu sei que as Olimpíadas de Paris 2024 acabaram no último domingo, dia 11, mas este é um tema que ainda mobiliza nossos alunos - além disso, daqui a algumas semanas, começam as Paralimpíadas e a temática esportiva voltará a ganhar destaque.
Pensando nisso, estou compartilhando com vocês uma proposta de produção de texto que usei como avaliação diagnóstica com as turmas do 9º ano - lembrando que trabalho em uma escola internacional e meu ano letivo começa em agosto. Elaborei essa proposta juntamente com a professora Gisele Leles, que divide turma comigo.
Por se tratar de uma avaliação diagnóstica, que tem por objetivo avaliar as habilidades desenvolvidas no ano anterior (o 8º ano), escolhemos um gênero que os alunos já haviam estudado: o relato autobiográfico. Essa atividade de escrita foi pensada para o 9º ano, mas ela pode facilmente ser utilizada/adaptada para outros anos.
Nesta proposta de redação, os alunos devem se colocar no lugar de um atleta brasileiro que foi para as Olimpíadas com chance de ganhar uma medalha. Então, ele deve fazer um relato dessa experiência.
A proposta possui um comando bem específico, além de uma coletânea de textos que deve ser utilizada na escrita do relato. Também estou compartilhando com vocês os critérios de correção que elaboramos - você verá como critérios objetivos e específicos facilitam e agilizam a correção dos textos.
Você pode baixar a proposta clicando neste link.
Comments