top of page

Produção de texto - redação Enem

O Enem costuma ser um dos grandes focos de trabalho das professoras e dos professores do Ensino Médio. Inclusive, muitas escolas incentivam esse trabalho, já que o Enem é uma das grandes portas de acesso às Universidades.


Aqui compartilharemos com vocês uma proposta com uma temática totalmente atual! Este é um ano de Copa do Mundo, então nada mais pertinente que discutir questões vinculadas ao esporte.


Nessa proposta, a coletânea de textos motivadores foi elaborada conforme o padrão das últimas edições do Enem. Selecionamos para composição um texto da Constituição, dados estatísticos e uma notícia.


Clique aqui para baixar a proposta de redação Enem.


Perceba que os textos não falam diretamente da Copa. Essa ausência foi feita de caso pensado!


A coletânea deve ser um gatilho para que os alunos acessem seus próprios repertórios. Então uma coletânea não deve esgotar todas as grandes pautas do momento, pelo contrário, os textos motivadores devem levar os alunos à reflexão e à associação com seus conhecimentos pessoais.


A partir da leitura dos textos motivadores, mobilize as pautas do momento. A Copa pode render muitas reflexões vinculadas às disparidades no mundo do esporte. As grandes competições futebolísticas podem levar ao debate de questões de gênero, de racismo e de xenofobia, por exemplo.


Aproveite fatos do agora e do passado (recente ou mais remoto). Quem lembra da famosa foto do garotinho vestindo uma camiseta rasurada da seleção brasileira? O menino trocou a nome do Neymar pelo nome da Marta. Por que ele fez isso? O que é possível pensar sobre essa imagem? Por que essa imagem viralisou?



Gostou da proposta???


Clicando aqui, você pode adquirir o nosso ebook com 15 propostas de redação modelo Enem!

 

Nesse ebook todas as propostas são pautadas na estrutura das últimas edições do Enem. Além de mantermos a fidedignidade ao Enem, também tivemos o cuidado de selecionar temas atuais, relevantes e inéditos que não ficarão ultrapassados tão cedo, então não se preocupe se você não conseguir usar todas as propostas ainda em 2022, você poderá trabalhá-las nos próximos anos. Para um trabalho ainda mais produtivo, elaboramos também um guia prático que vai te ajudar a corrigir os textos com mais acuracidade e rapidez.

 

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page