top of page
Aline Câmara

Poesia na sala de aula [resenha]

Atualizado: 22 de mai. de 2023

Venho compartilhar com vocês a resenha do livro "POESIA NA SALA DE AULA", do professor Helder Pinheiro, publicado pela Editora Parábola em 2018. Agradecemos à editora Parábola por ter nos enviado o livro.


O professor Pinheiro trabalha e pesquisa o ensino de poesia na escola há um bom tempo e tem outros trabalhos sobre o tema, como um capítulo no livro Leitura de literatura na escola (tem resenha desse outro livro aqui) e algumas vídeo-aulas no canal da Editora Parábola no Youtube (veja um dos vídeos mais abaixo).

Se você é um professor ou professora de Língua Portuguesa que tem consciência da importância de estudar e ler poesia na escola, mas não sabe como fazer isso; recomendo demais este livro!!


O que mais gostei do livro é que ele foi escrito por alguém que, de fato, atua na sala de aula e trabalha(ou) poesia com crianças e adolescentes, por isso ele tem um viés bem prático e didático. O professor Pinheiro traz não só reflexões teóricas sobre o tema, mas também diversas propostas de atividades, além de sugestões de livros, antologias e poemas que podem ser trabalhados em sala de aula. É daqueles livros que você lê e depois fica com mil ideias na cabeça, doida pra colocar em prática com seus alunos.


O livro começa com um levantamento sobre os problemas relacionados ao ensino de poesia na escola, dentre eles: abordagem excessivamente teórica e estrutural, número escasso de obras voltadas para o público infantojuvenil, falta de preparação dos professores (que, muitas vezes, também não são leitores de poesia), preocupação com avaliações (e o aprendizado da poesia não cabe na prova), além da dificuldade de dar a poesia o tempo (da leitura, da reflexão, do sentir) de que ela precisa, devido à correria do dia a dia da escola.


Depois, nos 3 capítulos do meio, o professor Pinheiro compartilha algumas atividades que podem ser feitas antes, durante e depois da leitura de poemas. Ele recomenda que o estudo de recursos poéticos (rima, métrica, versos etc) seja realizado apenas a partir do 9º ano do Ensino Fundamental 2. Algumas sugestões de atividades compartilhadas por ele são:

  • Selecionar e trabalhar poemas em torno de eixo-temáticos;

  • Associar a leitura da poemas a músicas de mesma temática ou com intertextualidade;

  • Estudar poemas que foram musicados;

  • Realizar a dramatização dos poemas;

  • Elaborar murais ou varais de poemas ou ilustrações;

  • Realizar entrevistas ficcionais com os autores em que o aluno e o autor discutam um poema.

Além disso, ele indica vários poemas e antologias adequados para os leitores em idade escolar. Há ainda um capítulo sobre literatura de cordel e outro sobre poesia contemporânea para jovens leitores. Como podem ver, é um livro com muitas sugestões tanto de leitura quanto de atividades, um verdadeiro guia para nortear o trabalho do professor que quer ler poesia na sala de aula.


Eu fiz um levantamento de todos poemas e antologias citados pelo professor no livro e listei todas as obras neste documento - gente, isso aqui é precioso, salvem!!!


No nosso instagram, também fizemos alguns posts compartilhando outras reflexões desse livro. Clique nos links para ler os posts: Post 1, Post 2 e Post 3.


Além disso, nós temos um cupom de desconto da Editora Parábola que te dá 25% de desconto na compra de qualquer livro no site da editora, basta usar o cupom NAULA25PB ao finalizar sua compra.


Assista à primeira aula do minicurso sobre o tema com o professor Helder Pinheiro.

Assistas às outras aulas nos links: Aula 2 e Aula 3


Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page