top of page

O canto das musas [resenha de livro]

Atualizado: 28 de set. de 2022

Hoje é dia de parceria aqui no blog. Para quem não sabe, sou uma Educadora Parceira da Companhia da Educação, o departamento de educação da editora Companhia das Letras. Todo mês, vou receber um livro da editora para resenhar para vocês e o livro do mês é "O Canto das musas - poemas para conhecer, ler, recitar e cantar", organizado pela Zélia Cavalcanti. Ele reúne as vivências literárias e profissionais das professoras Aline Martins e Cibele Lopresti.


O livro é uma coletânea de poemas um pouco diferente do que estamos acostumados. Nele, encontramos poemas escritos por 12 poetas lusófonos, mas não só isso: cada poema vem acompanhado de uma análise de aspectos semânticos e linguísticos dos textos. Ao final de cada análise, há informações sobre a vida do autor e sobre o período literário no qual o poema foi escrito.


De acordo com a organizadora, pretende-se com o livro "estabelecer um diálogo com professores de literatura e língua portuguesa" (p. 7) e também "despertar no leitor a intimidade com o texto, fazê-lo sentir-se legitimado para construir suas próprias hipóteses e tirar suas conclusões pessoais" (p. 11). Para isso, as análises propõem uma leitura desautomatizada das obras, que não foque apenas nas questões formais e estruturais, mas possa partir de diferentes aspectos observáveis nos poemas.


"A tonicidade das palavras, o ritmo, a concretização do som na imagem do poema, as imagens sugeridas, as repetições, o silêncio, o não dito - enfim, tudo aquilo que a leitura automatizada despreza. Foram esses os aspectos que decidimos tornar observáveis nas leituras que realizamos aqui." (p. 12)

Outro ponto importante do projeto é reafirmar "o caráter musical da língua portuguesa" (p. 6), por isso o livro contém também um CD com poemas musicados pelo compositor e cantor Péricles Cavalcanti. Aqui, aponto um problema: seria interessante se o livro oferecesse um link para que o leitor pudesse baixar as músicas do CD, pois a maioria das pessoas não tem um tocador de CD ou um computador com leitor de CD. Eu mesma não tenho, por isso não consegui ouvir os poemas musicados - assim como eu fiz, você pode ter um "gostinho" dessas músicas nos vídeos disponibilizados no Canal LetrinhaZ, no Youtube (veja um dos vídeos no final deste post).


O livro pode ser lido por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental 2 e de todos anos do Ensino Médio - é possível adotar o livro para ser lido ao longo desses anos escolares. Geralmente, eu sugiro para vocês algumas atividades, desta vez não irei fazer isso, porque a própria editora já preparou um material incrível que vocês podem baixar neste link. Este Material para o professor traz sugestões de atividades e as habilidades da BNCC trabalhadas em cada sequência. Como podemos ver, é um livro que foi pensado para ser lido e estudado em sala de aula e, com certeza, será um excelente material de trabalho e de apoio para professores de Língua Portuguesa.


Embora tenha achado este um projeto de excelente qualidade e muito importante para os professores, eu tenho uma crítica a fazer. Ao ler o nome do livro, "O canto das musas", criei a expectativa de que este seria um livro com poemas escritos por mulheres e/ou que falassem de vivências femininas. Quando o livro chegou em casa e abri o índice, tive uma imensa decepção: todos os 12 poemas da coletânea foram escritos por homens. Não há sequer um único poema escrito por uma mulher. Na obra, as mulheres ocupam apenas o lugar de musas: idealizadas, romantizadas e passivas.


Acho um erro gravíssimo uma coletânea voltada para sala de aula e publicada em 2021 não trazer obras escritas por mulheres. Temos discutido tanto a importância e a necessidade urgente de trazermos uma literatura diversa para a sala de aula, de darmos voz a negros, a mulheres, a periféricos, a indígenas. Então, foi um pouco decepcionante ver que, neste livro, o canto que vale a pena ser lido e ouvido é apenas aquele proferido por vozes masculinas. Espero que a obra seja, no futuro, reeditada e que poemas escritos por mulheres sejam adicionados ao projeto.


Atualização 28/06

É possível ouvir aos poemas musicados neste link do soundcloud.


 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2. Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

O CANTO DAS MUSAS

Cibele Lopresti Costa, Aline Evangelista Martins e Péricles Cavalcanti

Lançado em 2021, 176 p.

Editora Seguinte


A leitura de poesia nos remete, muitas vezes, à sala de aula. A cena de que nos lembramos costuma ser a mesma: o professor apresenta o contexto histórico, as características da escola literária à qual pertence o texto e as peculiaridades do autor. Aos alunos, resta a tarefa de anotar a interpretação fornecida, além de aprender a identificar aspectos de determinado estilo ou época. Essa é uma maneira de se ler poesia - a mais usual -, mas não a única. Seja a partir da musicalidade do texto, das imagens que ele sugere, da relação com outras artes ou com outros textos, cada leitor encontra no poema um aspecto que lhe chama mais atenção e o convida à interpretação.

O texto poético é exatamente aquele que desestabiliza a leitura passiva, que sugere uma interação. Diante dele, o leitor é incitado a ver, ouvir, pensar, associar, a viver uma experiência estética, a aproximar-se sucessivamente dos textos, a ser curioso, a tolerar as incertezas, a estranhar, a confrontar impressões e interpretações...

Essa é a experiência proposta neste livro, composto pela análise de doze poemas de autores portugueses e brasileiros. Além das informações sobre o poeta e sua época, as interpretações ressaltam, principalmente, aspectos interessantes na forma de cada texto: a tonicidade das palavras, o ritmo, a concretização do som na imagem do poema, as repetições, o silêncio, o não dito etc.


Indicado para: anos finais do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Temas: poemas escritos por autores lusófonos.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page