Aqui compartilho com vocês duas propostas prontas para trabalhar o gênero resumo. A minha indicação é que esse gênero seja trabalhado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, uma vez que os textos escolhidos apresentam um certo nível de complexidade.
É sempre importante lembrar que produção de um resumo consiste em uma atividade de retextualização, ou seja, em uma transformação de um texto, que pode ser de diversos gêneros diferentes, em um resumo. Neste caso partiremos de artigos de opinão.
As duas propostas de resumo são pautadas em artigos escritos por Mário Sérgio Cortella. Esses textos fazem parte do livro "Não nascemos prontos" e trazem reflexões pertinentes à contemporaneidade como nossa relação com o tempo, com o futuro e com a tecnologia.
Outro aspecto importante desses textos é o diálogo com outras obras, Cortella traz vários outros autores que podem contribuir e tornar a leitura dos artigos ainda mais valorosa.
Contudo, após a leitura de um texto tão rico, os alunos podem deparar-se com uma dificuldade, podem ficar em dúvida sobre como identificar quais são as ideias essenciais, ou seja, aquelas que realmente devem constar no resumo. Então, a sugestão aqui é a produção de um resumo dirigido, já que em um primeiro momento pode ser difícil para o aluno trabalhar com uma instrução geral como “resuma as principais ideias do texto”.
Clicando aqui você terá acesso a uma proposta de resumo dirigido fundamentada no artigo “O futuro saqueado”.
Clicando aqui você terá acesso a uma proposta de resumo dirigido fundamentada no artigo “Está faltando espanto!”.
Espero que estas atividades contribuam positivamente no seu trabalho com gêneros nas aulas de redação do Ensino Médio.
Bom trabalho!
Коментарі