top of page

Avalie a leitura literária com a produção de tweets

Atualizado: 15 de set.

Muitos dos nossos seguidores, aqui no blog e perfil, nos escrevem pedindo sugestões de avaliação de leitura literária que fujam da tradicional prova. Neste post, vamos compartilhar com vocês duas sugestões de avaliação leitura que podem ser aplicadas com qualquer obra literária e que, com certeza, vão engajar muitos seus alunos.


Uma observação: nós seremos rebeldes e vamos continuar chamando o Twitter de Twitter, porque o nome novo não pegou por aqui rs.


Além disso, essa é uma atividade alinhada à Base Nacional Comum Curricular. ao desenvolvê-la em sala de aula, você estará trabalhando as habilidades a seguir:

Ensino Fundamental 2: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08, EF69LP46, EF69LP49, EF69LP51, EF67LP11, EF67LP12, EF89LP02, EF89LP33, EF06LP11, EF07LP10, EF08LP04, EF09LP04
Ensino Médio: EM13LGG601, EM13LGG701, EM13LGG703, EM13LP15, EM13LP18, EM13LP20, EM13LP21, EM13LP45, EM13LP46, EM13LP53.

Veja abaixo, o comando das atividades.


ATIVIDADE 1: RESUMO DE LIVRO EM TWEET

Agora que você finalizou a leitura do livro, você deve resumir o enredo da obra lida. Mas, atenção: esse resumo precisa caber em um tweet, ou seja, ele precisa ter no máximo 288 caracteres. Será que você consegue resumir o enredo do livro e transmitir suas emoções e temas principais em um texto tão pequeno? Está lançado o desafio! Depois, haverá uma exposição com todos os tweets e iremos eleger o melhor resumo da turma.


Observação para o professor ou professora.

Esta atividade pode ser realizada de maneira impressa ou digital. Caso seja impressa, recomendamos que o professor imprima papéis que imitem o layout de um tweet. Veja um exemplo neste link. Se você buscar por "blank tweet template" no google, encontrará outros exemplos.

A atividade também pode ser feita de maneira digital. Neste caso, há duas opções: é possível criar uma conta comunitária no Twitter, à qual todos alunos terão acesso e onde postarão os resumos, ou é possível postar esses resumo no Padlet.

O mesmo vale para a próxima sugestão de atividade.


ATIVIDADE 2: A VIDA DO PROTAGONISTA EM THREAD DO TWITTER

Agora que você finalizou a leitura do livro, você deve resumir o enredo da obra lida em uma thread do Twitter.

Coloque-se no lugar do(a) protagonista da obra que decidiu contar os acontecimentos de sua vida em uma thread publicada no Twitter. Essa thread precisa ter uma sequência de 5 tweets nos quais você deve narrar os 5 principais acontecimentos vividos pelo(a) protagonista.


Caso você não saiba o que é uma thread, veja abaixo uma definição e um exemplo.


Se você gostou dessa atividade, compartilhe o link com outros professores.


E se você quer aprender a elaborar outras atividades envolvendo gêneros digitais, entre para nosso CLUBE LITTERA. No clube, todos os meses, teremos aulas ao vivo sobre práticas pedagógicas e estratégias de ensino. Quer fazer parte do CLUBE LITTERA? Clique aqui e saiba mais!


O que é uma thread?! Uma thread no Twitter é um conjunto de tuítes numerados e vinculados uns aos outros para usuários contarem histórias, compartilharem informações e iniciarem debates com os seus seguidores. Esse recurso é útil para trazer detalhes pertinentes a uma grande história, mantendo uma leitura prática e uma comunicação de fácil entendimento. Cada tuíte da thread permite a adição de conteúdos multimídia, como links de outros sites, fotos e vídeos. (Fonte: TechTudo)

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page