top of page
Aline Câmara

Atividades incríveis para fazer no final do ano letivo

Atualizado: 21 de jan.

O fim de ano é sempre muito corrido para a maioria dos professores; temos muitas avaliações para corrigir, recuperação e outras demandas escolares. Além disso, sabemos que, em muitas escolas, o conteúdo e as provas terminam antes do ano letivo acabar de fato, o que torna difícil para o professor planejar aulas e atividades interessantes e relevantes para as 2-3 últimas semanas de aula.


Nós queremos te ajudar nesta tarefa!


Neste post, iremos compartilhar sugestões de atividades para serem realizadas nas últimas semanas do ano letivo. São atividades de fácil execução e que não demandam correção. Além disso, elas são criativas, divertidas e envolventes, também dialogam com a cultura digital e trabalham temas relevantes para os alunos. E, o melhor de tudo: todas as atividades sugeridas são alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e permitem o desenvolvimento de muitas habilidades.


Também tomamos o cuidado de pensar em atividades com "boa data de validade", ou seja, elas nao vão envelhecer rápido e poderão ser realizadas em outros anos letivos futuros.


ATIVIDADE 1 - As 5 figurinhas de whatsapp que representam meu 2023.

Criadas em 2019, as figurinhas transformaram a comunicação por meio do aplicativo Whatsapp. Já dizia o ditado: "uma imagem vale mais que mil palavras". Essas figurinhas transmitem nossas emoções e materializam nossas reações ao lermos uma mensagem na tela do celular.


O objetivo da atividade é que os alunos reflitam sobre os acontecimentos da sua vida no ano de 2023 e escolham 5 figurinhas que representam os 5 acontecimentos mais importantes e/ou marcantes.


Após a seleção, os alunos devem montar um cartaz com as 5 figurinhas e um parágrafo para cada uma, justificando sua escolha. O cartaz pode ser feito no canva ou em uma cartolina. A sugestão é que eles sejam expostos na sala de aula.


Durante ou após a exposição, algumas questões podem ser discutidas com os alunos, por exemplo:

  • Há figurinhas repetidas? Qual foi mais utilizada pelos alunos?

  • As figurinhas representam mais momentos positivos ou negativos?

  • Qual recurso está mais presente nas figurinhas selecionadas: humor, ironia, pessoas famosas etc?


Esta atividade pode ser realizada com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e ela desenvolve as seguintes habilidades da BNCC: EF69LP03, EF69LP05, EF89LP02, EM13LP43.


 

ATIVIDADE 2 - Retrospectiva do ano.


Há clássicos, como a retrospectiva da Globo, que podem ser uma referência, mas como aqui a gente gosta de novidades, vamos sugerir uma versão mais dinâmica para trabalhar na sala de aula.


NOTÍCIAS

Os alunos podem construir uma retrospectiva envolvendo o contexto nacional e/ou internacional. Os alunos devem:

  • Pesquisar e/ou discutir as notícias importantes do ano;

  • Selecionar 5 notícias emblemáticas;

  • Justificar (por escrito ou oralmente) as escolhas.


IMAGENS

Se tiver acesso à internet, ao invés de pesquisar notícias, os alunos podem fazer uma coletânea de imagens. Os alunos devem:

  • Pesquisar e/ou discutir imagens importantes do ano;

  • Selecionar 5 imagens emblemáticas;

  • Justificar (por escrito ou oralmente) as escolhas.


PLAYLIST

Outra opção é elaborar uma playlist, fazer algo parecido com a retrospectiva que o Spotify faz. Nessa formulação, é possível desenvolver um trabalho mais impessoal ou pessoal. Os alunos podem fazer dois tipos de curadoria:

  • Selecionar 5 músicas para compor uma retrospectiva nacional e/ou internacional;

  • Selecionar 5 músicas para compor uma retrospectiva de fatos marcantes da vida dos alunos.


Essas três ideias podem ser desenvolvidas usando internet e dispositivos eletrônicos para pesquisa. Para elaborar as atividades, é possível usar o Padlet e o Spotify, por exemplo. Também é possível encaminhar essas atividades usando outros materiais, por exemplo, dá para fazer cartazes ou até mesmo fazer a retrospectiva na lousa! 


Esta atividade pode ser realizada com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e ela desenvolve as seguintes habilidades da BNCC: EF69LP03, EM13LP20, EF67LP11 e EM13LP44.


 

ATIVIDADE 3 - Curadoria, indicações para as férias.


Muitos alunos têm acesso às plaformas de streaming de filmes e assistem a muitas produções nacionais e internacionais. Então, a ideia é explorar, na sala de aula, algo que já faz parte do cotidiano dos alunos. Eles vão perceber que há muita coisa por trás de algo aparentemente simples, como escolher um filme.


O objetivo da atividade é que os alunos façam uma seleção. Cada aluno (ou grupo de alunos) deve fazer cinco indicações para compartilhar com os colegas. Essa curadoria não pode ser leviana, coleque a turma para refletir!


Um dos objetivos da atividade é que os alunos reflitam sobre aquilo que têm assistido:

  • Por que essa obra é legal?

  • O que essa obra tem de tão especial?

  • Essa obra é só entretenimento ou traz alguma reflexão?


Após a reflexão, os alunos devem partir para a seleção das suas 5 indicações. Eles devem justificar cada uma de suas escolhas:


Por que meus colegas devem assistir a esse(a) filme/série nas férias?


O compartilhamento dessa curadoria pode ser feito oralmente ou por escrito. Os alunos podem usar o Padlet ou fazer uma apresentação de Powerpoint e, caso não tenham acesso à dispositivos móveis e/ou internet, podem manuscrever no carderno ou até mesmo na lousa.


Esta atividade pode ser realizada com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e ela desenvolve as seguintes habilidades da BNCC: EF69LP46, EF67LP11, EM13LP21 e EM13LP53.


 

ATIVIDADE 4 - Favoritos de 2023


No nosso perfil no Instagram, temos um “quadro” em que eu (Aline) e Jaque compartilhamos nossos 5 favoritos do mês. A ideia desta atividade surgiu daí. O que estamos propondo é que seus alunos elaborem um cartaz para compartilhar com a turma - e com você! - os favoritos de 2023.


O objetivo da atividade é que os alunos reflitam sobre os acontecimentos da sua vida e também sobre os objetos culturais que consumiram ao longo do ano de 2023.


O que foi mais legal? O que foi mais marcante?


É importante que você indique as categorias para as quais eles devem eleger esses favoritos. Eu fiz esta atividade com as turmas do 7º ano e vou compartilhar as categorias que utilizei, mas você pode pensar em outras que façam mais sentido para seus alunos e alunas.


  • Melhor filme ou série

  • Melhor música

  • Melhor livro

  • Melhor viagem ou passeio

  • Melhor hobby

  • Melhor perfil do TikTok

  • Maior aprendizado

  • Melhor momento de 2023


Os alunos devem elaborar um cartaz com a lista de favoritos. O cartaz pode ser feito à mão, numa folha de sulfite ou cartolina, ou no Canva. O ideal é que os cartazes sejam expostos na sala de aula. Estamos sugerindo esta atividade para o final do ano letivo, mas também é uma ótima atividade para começar o ano e conhecer melhor os alunos, seus gostos, hobbies etc.


Esta atividade pode ser realizada com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e ela desenvolve as seguintes habilidades da BNCC: EF69LP46, EM13LP21, EM13LP53.


Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page