Começo de ano é sempre a mesma coisa: nós, professores, ficamos pensando em como começar o ano letivo e qual atividade fazer com os alunos no primeiro dia de aula, afinal a gente não quer começar já com conteúdo. Além disso, nós também não conhecemos as novas turmas e precisamos pensar em estratégias para entender melhor quem são nossos alunos: o que fazem nas horas livres, que tipo de músicas ouvem, quais são seus gostos pessoais etc.
Pensando nisso, neste post, compartilhamos com vocês algumas sugestões de atividades para serem realizadas nos primeiros dias de aula. São atividades de fácil execução e que não demandam correção. Além disso, elas são criativas, divertidas e envolventes, também dialogam com a cultura digital e trabalham temas relevantes para os alunos. E, o melhor de tudo: todas as atividades sugeridas são alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e permitem o desenvolvimento de muitas habilidades.
Também tomamos o cuidado de pensar em atividades com "boa data de validade", ou seja, elas não vão envelhecer rápido e poderão ser realizadas em outros anos letivos futuros.
ATIVIDADE 1 - Eu sei o que você fez nas férias...
Eu (Aline) não sou uma grande fã de dinâmicas, mas esta aqui eu acho MUITO legal. É uma dinâmica que um ex-diretor da minha escola fazia na primeira reunião de todo ano letivo. Ela agitava os professores e criava um bom clima para começar o ano, além disso ela nos permitia conhecer um pouco mais sobre os outros professores e até mesmo iniciar uma conversa com alguém com quem nunca tínhamos conversado antes.
Eu fiz essa dinâmica com o 7º ano no início do último ano letivo e eles amaram! A atividade é o seguinte: você entrega aos alunos uma ficha com uma lista de ações e eles precisam encontrar, entre os colegas de turma, alguém que tenha feito aquela ação, então anotam o nome do colega na resposta. Por exemplo: encontre uma pessoa que maratonou 5 séries ou mais nas férias.
Neste link, compartilho com vocês uma sugestão de "lista de ações" para você usar na dinâmica, mas recomendo que você faça as alterações necessárias para que a ações façam sentido para os seus alunos e para a realidade em que eles vivem. Além disso, ao fazer a atividade, incentive os alunos a anotarem mais informações sobre aquele item (e não apenas o nome da pessoa). Por exemplo: anotar o nome das 5 séries que o colega maratonou.
Após entregar a ficha aos alunos, eu projeto um cronômetro de 6 minutos justamente pra gerar uma agitação. Quanto o timer acaba, eu peço que os alunos compartilhem algumas de suas respostas - assim os alunos acabam conhecendo melhor seus (novos) colegas de turma e nós, professores, também já aprendemos muita coisa sobre eles.
Esta atividade pode ser realizada com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e ela desenvolve a habilidade da BNCC: EM13LP20.
ATIVIDADE 2 -
(será atualizado)
ATIVIDADE 3 -
(será atualizado)
A seguir, seguem os links de posts anteriores sobre esse mesmo tema.
Comments