Voz passiva - atividade para sala de aula
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Voz passiva - atividade para sala de aula

Atualizado: 20 de mar.

A gente fala sobre a importância de variar atividades com textos e referências mais do momento e atividades mais atemporais. Assim você consegue explorar temáticas atuais e também terá atividades que poderá utilizar novamente ao longo dos anos.


Aqui vamos propor uma série de atividades a partir de uma tirinha da Laerte. Esse é um texto que poderá ser usado ao longo dos anos, então se não puder usá-lo agora, salva para usar em um outro momento.


A seguir, veja a sequência de exercícios para trabalhar interpretação de tirinha, voz passiva analítica e sintética e índice de indeterminação do sujeito.


 

LISTA DE EXERCÍCIOS PRONTINHA PARA USAR


Leia a tirinha a seguir:


01. Pondere se a pergunta inicial do quadrinho é pertinente ou não ao contexto.



02. Considerando a resposta da personagem no segundo quadrinho, formule uma hipótese que justifique essa resposta.








03. Leia o trecho do texto a seguir: 


Você tem um amigo palestrinha?

Será que eu já sou um palestrinha em funcionamento e nunca percebi?


Confesso que não acompanho as gírias de hoje com a rapidez que gostaria. Mas, nessa semana, ouvi uma nova: palestrinha. É aquela pessoa que fala sobre tudo com enorme propriedade. No site Dicionário Informal, há uma definição mais ampla: “Pessoa que gosta de se colocar no centro das atenções com discursos longos repletos de clichês e em contexto inconveniente”.



a) O texto traz a definição de uma nova expressão. Identifique essa expressão e explique.


b) Estabeleça uma relação entre essa definição apresentada no texto e a situação narrada na tirinha.



04. Considerando as regras da gramática normativa, explique se as formulações apresentadas no terceiro, quarto e quinto quadrinhos estão adequadas. 



05. No quinto quadrinho, a personagem reage à explicação gramatical dizendo apenas uma palavra. Apesar de curta, essa resposta leva o leitor a inferir uma formulação mais complexa. Elabore uma hipótese para expressar o que a personagem quis dizer com “cara”.



Leia a tirinha a seguir:


06. Na fala do personagem ocorre uma polissemia.


a. Transcreva a palavra polissêmica.


b. Explique os possíveis sentidos dessa palavra.




07. Releia o cartaz.


a) Reescreva o enunciado apresentado no cartaz acrescentando o pronome que estaria faltando.


b) Na tirinha o personagem afirma que está faltando um pronome. Observe a sua reescrita e indique se essa palavra é realmente um pronome ou não.



08. Releia as duas formulações.


“Roga-se pragas”.


“Não precisa de empregados”


Compare as sentenças e explique porque o verbo “roga” deveria estar no plural e o verbo “precisa” deve permanecer no singular.


 

HABILIDADES DA BNCC: EM13LP07 e EM13LP09


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