A gente fala sobre a importância de variar atividades com textos e referências mais do momento e atividades mais atemporais. Assim você consegue explorar temáticas atuais e também terá atividades que poderá utilizar novamente ao longo dos anos.
Aqui vamos propor uma série de atividades a partir de uma tirinha da Laerte. Esse é um texto que poderá ser usado ao longo dos anos, então se não puder usá-lo agora, salva para usar em um outro momento.
A seguir, veja a sequência de exercícios para trabalhar interpretação de tirinha, voz passiva analítica e sintética e índice de indeterminação do sujeito.
LISTA DE EXERCÍCIOS PRONTINHA PARA USAR
Leia a tirinha a seguir:
01. Pondere se a pergunta inicial do quadrinho é pertinente ou não ao contexto.
02. Considerando a resposta da personagem no segundo quadrinho, formule uma hipótese que justifique essa resposta.
03. Leia o trecho do texto a seguir:
Você tem um amigo palestrinha?
Será que eu já sou um palestrinha em funcionamento e nunca percebi?
Confesso que não acompanho as gírias de hoje com a rapidez que gostaria. Mas, nessa semana, ouvi uma nova: palestrinha. É aquela pessoa que fala sobre tudo com enorme propriedade. No site Dicionário Informal, há uma definição mais ampla: “Pessoa que gosta de se colocar no centro das atenções com discursos longos repletos de clichês e em contexto inconveniente”.
Aluizio Falcão Filho. https://exame.com/colunistas/money-report-aluizio-falcao-filho/voce-tem-um-amigo-palestrinha/. Adaptado.
a) O texto traz a definição de uma nova expressão. Identifique essa expressão e explique.
b) Estabeleça uma relação entre essa definição apresentada no texto e a situação narrada na tirinha.
04. Considerando as regras da gramática normativa, explique se as formulações apresentadas no terceiro, quarto e quinto quadrinhos estão adequadas.
05. No quinto quadrinho, a personagem reage à explicação gramatical dizendo apenas uma palavra. Apesar de curta, essa resposta leva o leitor a inferir uma formulação mais complexa. Elabore uma hipótese para expressar o que a personagem quis dizer com “cara”.
Leia a tirinha a seguir:
06. Na fala do personagem ocorre uma polissemia.
a. Transcreva a palavra polissêmica.
b. Explique os possíveis sentidos dessa palavra.
07. Releia o cartaz.
a) Reescreva o enunciado apresentado no cartaz acrescentando o pronome que estaria faltando.
b) Na tirinha o personagem afirma que está faltando um pronome. Observe a sua reescrita e indique se essa palavra é realmente um pronome ou não.
08. Releia as duas formulações.
“Roga-se pragas”.
“Não precisa de empregados”
Compare as sentenças e explique porque o verbo “roga” deveria estar no plural e o verbo “precisa” deve permanecer no singular.
HABILIDADES DA BNCC: EM13LP07 e EM13LP09
Se você gostou dessa atividade, compartilhe com outros professores :)
Commenti