top of page

Estudando variação linguística com o Sr. Antônio

No começo de abril, circulou pelas redes sociais o vídeo do Sr. Antônio, um senhor que trabalha em uma rede de farmácia de Minas Gerais. Esse vídeo é um excelente material para falar sobre variação linguística e adequação ao contexto. Veja o vídeo a seguir.



Ao analisar esse vídeo em sala de aula, é possível refletir sobre algumas questões, começando pelo humor.

  • Discuta com os alunos por que o vídeo é engraçado.


O humor do vídeo reside principalmente no fato do Sr. Antônio utilizar uma variedade da língua portuguesa que parece inadequada para um idoso.

Você pode pedir para os alunos identificarem as expressões que não costumamos associar a pessoas da idade dele - é uma variação etária e social.

“como a ciência linguística moderna já provou e comprovou (…) Toda e qualquer língua humana é viva e, intrinsicamente e inevitavelmente heterogênea, ou seja, apresenta variação em todos os seus níveis estruturais (fonologia, morfologia, sintaxe, léxico etc.) e em todos os seus níveis de uso social (regional, social etária, estilística etc.)” (BAGNO, M. Preconceito linguístico. p, 27)

É também interessante observar que essas expressões fazem parte do vocabulário de grupos sociais bem específicos. Que tal pedir para seus alunos associarem cada expressão ao grupo social que a utiliza mais frequentemente?

“Divas e divos” e “mais icônica” são expressões comumente associadas à comunidade LGTBQIA+, enquanto “esquece” e “tá estourado” são do universo funk.

Uma outra atividade legal é pedir para os alunos reescreverem o roteiro do vídeo utilizando a variedade linguística que pareceria mais adequada ao emissor, ou seja, o Sr. Antônio.


Por fim, seria interessante discutir de que maneira a variedade linguística:

  • se conecta com os interlocutores do vídeo, ou seja, seu público-alvo;

  • é adequada ao canal utilizado para transmissão da mensagem;

  • contribui para a finalidade do vídeo: ele foi produzido com o objetivo de informar, vender ou viralizar?

  • Ao mudarmos a variedade linguística do roteiro, há alguma alteração nos itens anteriores?


Talvez você tenha notado que nesta aula também seria possível trabalhar o conteúdo de "Elementos da comunicação".


Ao levar essa atividade para a sua sala de aula, você estará trabalhando as seguintes habilidades da BNCC: EF69LP50 e EF69LP55.


Gostou desta atividade?

Então, compartilha com outros professores!

Comments


NA AULA DE PORTUGUÊS | atividades, planos de aula, teorias e reflexões sobre o ensino de língua portuguesa |

  • Instagram
  • YouTube - Black Circle
bottom of page