Uma boa aula ou atividade começa com a escolha de um bom texto. Na hora de trabalhar Tipos de Sujeito, eu adoro levar tirinhas para a sala de aula. Principalmente na hora de estudar Sujeito Indeterminado, as tirinhas são ótimas, porque elas costumam fugir um pouco da regra de que o esse tipo de sujeito é usado quando não se sabe quem fez a ação. Será que o motivo é sempre esse mesmo?
Neste post, compartilho com vocês 1 lista de exercícios sobre Sujeito Indeterminado, com 8 perguntas elaboradas a partir de duas tirinhas: uma da Dona Anésia e outra do Armandinho. O que gosto nessas tirinhas é o fato desse tipo de sujeito ter sido utilizado por outros motivos, como para produzir o tom de fofoca. Embora o foco da lista seja o Sujeito Indeterminado, também há perguntas sobre Sujeito Simples e Oculto.
Segue a lista de exercícios!
Tipos de Sujeito - Lista de exercícios
Leia a tirinha da Dona Anésia e responda às perguntas 1 a 3.
Dona Anésia, criação do cartunista paranaense Will Leite, é uma senhora rabugenta e que fala o que vier na cabeça. Ela é direta e não poupa ninguém de suas críticas ácidas e certeiras.
1. Ao ler o trecho do narrador no início da tira, o leitor pode criar uma hipótese sobre o motivo que leva Dona Anésia a olhar para a foto do marido já falecido.
a. Explique que hipótese seria essa.
b. Considere a fala de Dona Anésia na tirinha e explique se, no final, essa hipótese se confirma ou não.
2. Analise o uso do verbo "dizer" na tira.
a. Indique em que pessoa do discurso ele foi conjugado.
b. Indique qual é o tipo de sujeito desse verbo na tira.
3. Na tirinha, a escolha desse tipo de sujeito foi importante para:
a. manter a identidade do sujeito anônima.
b. atribuir ao texto inicial o tom de fofoca.
c. criar um suspense sobre o autor dessa fala.
d. facilitar a identificação do sujeito pelo contexto.
Leia a tirinha de Armandinho e responda às perguntas 4 a 7.
4. Analise os verbos "ligar" e "querer" na tirinha.
a. Indique em que pessoa do discurso eles foram conjugados.
b. Indique qual é o tipo de sujeito desses verbos na tira.
5. Geralmente, esse tipo de sujeito é utilizado quando não é possível identificar quem fez a ação, mas este parece não ser o caso dessa tirinha.
a. Com base no tema da tirinha, é possível levantar uma hipótese sobre os responsáveis pelas ações de "ligar" e "querer". Indique quem, provavelmente, seriam esses sujeitos.
b. Levante uma hipótese que possa justificar a escolha por esse tipo de sujeito feita pelo cartunista.
6. Analise os verbos "consumir" e "ser" na tirinha.
a. Identifique e classifique o sujeito de cada um desses verbos.
b. Indique a quem se refere o termo "a gente" na tira.
7. Explique qual é a reflexão que a tirinha pretende gerar no leitor.
Comments