top of page

Gramática contextualizada, reportagem e inteligência artificial.

Atualizado: 1 de abr.

Neste post, compartilho com vocês uma atividade de leitura, interpretação de texto e conjunções (com gabarito!) que elaborei para as turmas do 7º ano a partir de uma reportagem publicada na edição 203 do Jornal Joca. Para quem não conhece, o Joca é um jornal voltado para crianças e adolescentes e traz, quinzenalmente, notícias, reportagens e entrevistas sobre fatos e temas atuais e importantes, sempre em uma linguagem acessível aos mais jovens.


Na edição 203, havia uma reportagem que discute o desenvolvimento e o surgimento de novas ferramentas de inteligência artificial, agora mais acessíveis ao público em geral, como o Chat GPT, e suas consequências para nossa sociedade. É um texto bem interessante, porque nos ajuda a trazer esse debate importante para a sala de aula, além de ser um tema pelo qual os alunos costumam se interessar.


Antes de fazer essa atividade com os alunos, fiz uma outra atividade em que discutimos o que são deepfakes, sua relação com a desinformação e como identificar uma informação falsa, seja ela em texto, vídeo ou foto. Essa aula eu planejei com base em um Plano de Aula também elaborado pelo Joca e disponibilizado para assinantes.


As atividades propostas incluem questões que abordam a análise do gênero reportagem, habilidades de leitura (como identificação de tema) e também exercícios de gramática contextualizada sobre os usos e sentidos das conjunções.


A atividade é indicada para turmas do 7º a 9º anos.

Para baixá-la, basta clicar nos links abaixo.


Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page