top of page

Podcast e ficção científica na aula de português

Atualizado: 28 de fev. de 2021

Em julho de 2020, o Spotify lançou SOFIA, a primeira série de ficção em formato de podcast da plataforma. SOFIA é baseada em Sandra, uma produção original da Gimlet, empresa comprada pelo Spotify em 2019. Veja, abaixo, uma sinopse:

A produção conta a história de Helena (Monica Iozzi), que sempre sonhou em abandonar a cidade natal. Então ao conseguir um emprego na empresa de tecnologia que fabrica a assistente virtual "Sofia", a personagem cria esperanças deste ser o maior momento da carreira, mas as coisas não sairão como esperava. Helena é uma das milhares de operadoras de Sofia (Cris Vianna) e passa os dias espiando o mundo dos usuários do dispositivo inteligente, ajudando-os a responder perguntas e demandas. Só que os usuários não sabem que ela é real. Ao longo do caminho, o mundo de Helena também se torna mais difícil de navegar, pois ela tenta se divorciar do marido, Dani (Hugo Bonemer), enquanto mantém o chefe Carlos (Otaviano Costa) feliz e satisfeito.

A série tem 7 episódios de mais ou menos 15 minutos cada e é fácil de ser devorada. Assim que terminei de ouvir os episódios, pensei: preciso levar isso para minha aula! Por coincidência, na Unidade 2, estudo ficção científica com os alunos e SOFIA é um ótimo recurso para discutir esse gênero, já que trata de uma questão tecnológica atual: a popularização de assistentes virtuais, como a Alexa (da Amazon) e a Siri (da Apple).



COMO TRABALHAR COM A SÉRIE SOFIA NA AULA DE PORTUGUÊS?


PARTE 1 - A escuta de gêneros orais

Uma das coisas legais de usar essa série nas aulas de português é poder trabalhar com os alunos a escuta e interpretação de gêneros textuais orais e, assim, desenvolver habilidades necessárias para compreendê-los. Embora os alunos consomam muito mais áudios e vídeos do que textos escritos, na escola ainda damos muito mais atenção para a interpretação de gêneros textuais escritos, então acho importante trabalhar esses outros gêneros, porque eles demandam algumas habilidades específicas para sua compreensão. Ao final do post, você pode baixar o Google Doc que utilizei com os alunos durante essas aulas.

  1. Antes de ouvir a série com os alunos, nós lemos as perguntas de um questionário que eles teriam que responder. É sempre bom ler as perguntas antes, assim os alunos já ficam mais atentos durante a escuta;

  2. Depois, ouvimos o primeiro episódio;

  3. Após a escuta, os alunos tiveram 10-15 minutos para responder às perguntas;

  4. Assim que todos terminaram, fizemos a correção.


Parte 2 - Planejando a produção de texto

O objetivo principal desta atividade era usar a SOFIA como contextualização e também mobilização para a escrita de um conto de ficção científica. Textos de ficção científica não são fáceis de serem escritos, por isso sempre invisto bastante tempo no planejamento.


Nesta parte de planejamento, os alunos tiveram que pensar no conflito da história - que deveria envolver a assistene virtual SOFIA -, bem como nos elementos de tensão, no clímax e no desfecho.


**Vale ressaltar que, antes desta atividade, eu já tinha lido e trabalhado com os alunos dois contos de ficção científica.


Parte 3 - Escrita do texto

Por último, apresentei a proposta de produção de texto aos alunos, juntamente com a rubrica de correção. Alguns alunos pediram para aumentar o limite de palavras e cheguei a receber texto com mais de 600 palavras, eles gostaram bastante de escrever sobre esse tema.


Neste link, você pode baixar para você o Google Doc com todas as etapas desta atividade. Para ouvir os episódios da série, é só clicar aqui.


Eu não vejo a hora do Spotify lançar a segunda temporada de SOFIA, pois quero saber logo o que vai acontecer com a Helena e com o usuário da SOFIA, cuja vida foi afetada por um erro cometido por ela.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page