top of page

O germinal - Atividade prontinha para usar

Atualizado: 1 de abr.

Você conhece a história contada nesse livro?

A história se passa no norte da França, em uma região de minas de carvão. O enredo inicia-se contando a história da família Maheu que,há muito tempo, trabalhava na mina Voreux. Esse cotidiano é rompido com a chegada do jovem Étienne, que buscando por um novo emprego, chegou à mina Voreux. A princípio, o rapaz não é admitido para o trabalho, mas consegue uma vaga após a morte de uma funcionária da mina. Étienne logo faz amizade com a família Maheu e acaba por se hospedar na casa deles.

Desde o primeiro dia de trabalho na Voreux, o protagonista se apaixona por Catherine, filha mais velha de seus anfitriões e trabalhadora da mina. No entanto, a adolescente se vê envolvida em um relacionamento com outro mineiro. O roteiro não dá muito espaço para a narrativa de amor, é bastante focada na condição de trabalho dos mineiros e na organização por melhores condições de trabalho.


O enredo caminha com a indignação dos mineiros explorados que passam a compreender o peso dessa exploração. Organizam-se e iniciam uma greve. O leitor acompanha o sofrimento e a luta de trabalhadores de outro século, mas é uma história que poderiam facilmente confundidos com trabalhadores do século XXI.


O que é possível trabalhar a partir dessa leitura? Além de explorar os elementos narrativos básicos como enredo, personagens, espaço , essa narrativa é uma espécie de convite à história. O título, "O germinal", é uma referência ao processo de desenvolvimento dos movimentos grevistas das minas de carvão do século XIX na França. Essa militância surgiu em meio às condições precárias de trabalho, exploração, pobreza e pelos salários imorais impostos pelos patrões aos operários.

Assim, "O Germinal" também é uma ótima oportunidade de trabalhar de maneira interdisciplinar!


Essa é uma obra incrível para trabalhar com outros professores de humanidades, como professores de história, geografia e filosofia. "O germinal" é um convite à história e ao pensamento de outra época que, apesar de centenária, é muito atual.

 

Aqui sugerimos a edição adaptada da editora Seguinte, que é adequada para o 8º ano e para o 9º ano. Mas também é possível trabalhar a edição original no Ensino Médio.

 

Clicando aqui, gratuitamente, você tem acesso a exercícios prontinhos para usar.


neste link aqui, você encontra uma lista com mais 10 exercícios e com o gabarito completo! Você pode usá-las ao longo da leitura do livro ou pode usar como uma avaliação. Espero que tenham gostado das sugestões de materiais e atividades! Siga nosso perfil no Instagram para mais conteúdo.

 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

O Germinal Émile Zola. Lançado em 1885.

Aqui sugerimos a edição adaptada da editora Seguinte, que é adequada para o 8º ano e para o 9º ano. Mas também é possível trabalhar a edição original no Ensino Médio.

O livro narra a história de uma vila de mineiros que, depois de anos de exploração, compreendem as condições precárias e de exploração. Os operários organizam-se e promovem uma grande greve geral. Em meio a esse enredo central, discussões sobre família, pobreza e desigualdade social permeiam a narrativa.


Indicado para: 8º e 9º anos e Ensino Médio

Temas: desigualdade social, exploração, família, mundo do trabalho, pobreza.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page