top of page

Cinderela Chinesa [resenha e atividades com gabarito]

Atualizado: 1 de abr.

O livro "Cinderela Chinesa" é um relato de memória escrito por Adeline Yen, no qual a autora relata acontecimentos de sua infância até o início da adolescência. A obra foi lançada pela editora Companhia das Letras, no selo Seguinte, destinado à publicação de obras infantojuvenis. Neste post, compartilho com vocês algumas informações sobre o livro, além de atividades para avaliar sua leitura em sala de aula.


Já trabalhei este livro por dois anos seguidos e é uma leitura que engaja bastante os alunos, seja porque eles se colocam no lugar da narradora-protagonista, muitas vezes até se reconhecendo em alguns momentos de sua vida; seja porque eles ficam curiosos para saber se Adeline conseguiu (ou não) superar os maus-tratos e a negligência paterna.

De acordo com o catálogo Companhia na Escola 2019, este livro é adequado para estudantes de todo Ensino Fundamental 2. Pessoalmente, acho que a história talvez seja triste ou "pesada" demais para alunos do 6º ano, então consideraria isso antes de adotar a obra para essa série. É um excelente livro para ser trabalhado no 8º ano, principalmente para quem adotar o livro didático da coleção Araribá Plus (Editora Moderna), pois a Unidade 1 é sobre narrativa autobiográfica, dessa forma é possível conectar a obra literária com o gênero que será estudado e produzido pelos alunos.


Além disso, é um livro que permite aos alunos conhecer um pouco mais sobre a cultura chinesa. De maneira geral, nós, brasileiros, sabemos muito pouco sobre a história e a cultura dos países asiáticos (e também africanos) e vejo, na literatura, a oportunidade de ter acesso a essa diversidade de maneira enriquecedora, sensível, reflexiva e sem estereótipos. Neste ponto, a escolha do livro foi um grande acerto, pois essa cultura não conhecida despertou nos alunos muita curiosidade e é um dos motivos que faz com que eles se engajem tanto na leitura. Nos dois últimos anos, o livro foi um "sucesso de público": os alunos adoraram!


Clicando aqui, gratuitamente, você tem acesso a perguntas/atividades prontinhas para usar na sua aula


Já acessando este link aqui, você terá acesso a um Ebook completo para trabalhar este livro em sala de aula: plano de aula (com habilidades da BNCC), apresentação de slides com indicação de vídeos, 15 perguntas com gabarito e 2 propostas de produção de texto para avaliar a leitura do livro (carta pessoal e carta-denúncia) - as propostas vêm com os critérios de correção.


Espero que tenham gostado das sugestões de materiais e atividades!

Siga nosso perfil no Instagram para mais conteúdo.


 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Também haverá sugestões de atividades e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

CINDERELA CHINESA

Adeline Yen Mah

Tradução: José Rubens Siqueira

Lançado em 2006, 176 p.

Editora Seguinte


Relato autobiográfico de uma menina que luta para conquistar a independência e a liberdade após uma infância de privação e sofrimento. Cinderela chinesa é um best-seller internacional que fala com sensibilidade sobre a superação de uma juventude extremamente infeliz.


Indicado para: Ensino Fundamental 2 (segundo catálogo da editora Companhia das Letras)

Temas: abandono e negligência paterna, amadurecimento, acesso das meninas à educação, casamento infantil, cultura e história chinesas, violência contra a criança.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page