top of page

Como organizar as atividades durante as aulas a distância? [Google Slides]

Atualizado: 2 de ago. de 2020

Acho que uma das maiores dificuldades para nós, professores, tem sido encontrar uma maneira de informar ao aluno quais atividades (e como e onde e quando) ele deve fazer nas aulas da semana. Na minha escola, antes mesmo da pandemia, nós já usávamos uma plataforma chamada Schoology (que é paga) onde é possível postar material de estudo, fazer testes e agendar entrega de trabalhos e provas - um pouco similar à plataforma Google Sala de Aula (Google Classroom).


Embora essas plataformas ajudem muito nessa troca de informações e materiais com os alunos, agora que as aulas estão acontecendo a distância e o número de atividades postadas é imenso, eu acho que elas não são suficientes para organizar tudo de uma maneira que os alunos consigam trabalhar independentemente, ou seja, consigam navegar sozinhos. Mesmo para quem tem a possibilidade de fazer aulas ao vivo por vídeo-conferência (o que é o meu caso), é importante ter o material organizado de uma forma que aquele aluno que faltou consiga estudar sozinho. Além disso, também acho muito cansativo fazer vídeo-conferência em todas as aulas e gosto de dar aos alunos a oportunidade de trabalhar de maneira assíncrona e autônoma.



Na tentativa de organizar esse "sistema de navegação" para os alunos, eu fiz alguns testes e cheguei a essa versão de Agenda da Semana que tem funcionado para mim. Eu dei uma reformulada no layout que usei semestre passado (ele está aqui) e agora criei um layout mais limpo que compartilho com vocês - para baixá-lo, basta clicar neste link e fazer uma cópia para você (mas você precisa ter uma conta no Gmail).


Ao abrir esse arquivo do Google Slides, você vai encontrar vários layouts: para quem tem aula dois dias por semana, três, quatro ou todos os dias. Também criei um layout individual para aquele dia em que a atividade é mais complexa e exige uma explicação mais detalhada. Como vocês podem ver na imagem abaixo, eu sempre insiro links que vão direcionar os alunos para as atividades que eles devem fazer - os links estão em vermelho e geralmente levam o aluno para algum arquivo do Docs ou formulário)


Se você está gostando das dicas, me acompanhe também no meu perfil no instagram Na aula de português. Lá eu compartilho mais informações, outras dicas e faço tutoriais de recursos digitais nos stories.


E aí? Gostaram dessa ideia? Vocês gostariam que eu fizesse uma versão com outras cores e/ou fontes? Comente aqui embaixo!


3 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

3 Comments


Obrigada por compartilhar, estou amando!

Like

Parabéns por sua dedicação em seu trabalho e por compartilhar suas experiências. Estava muito perdida nesta fase que estamos passando. Obrigada, professora.

Like

Adorei os layouts... vou copiar, com certeza. Super obrigada!

Like
bottom of page