top of page

Biografia do BBB 23 - Atividade para primeira semana de aula

Atualizado: 26 de jan.

Esta semana nos dedicaremos a pensar em atividades para primeira semana de aula. A nossa primeira sugestão é fazer um remix da abertura do BBB 23.


Talvez essa ideia pareça muito ousada, mas será mesmo?


Vale lembrar que os gêneros digitais são amplamente mencionados na BNCC. Então uma proposta como essa dialoga com a ideia de que, no século XXI, os gêneros digitais devem ser explorados na sala de aula.


Veja o trecho, a seguir, da BNCC:


"Essa consideração dos novos e multiletramentos; e das práticas da cultura digital no currículo não contribui somente para que uma participação mais efetiva e crítica nas práticas contemporâneas de linguagem por parte dos estudantes possa ter lugar, mas permite também que se possa ter em mente mais do que um “usuário da língua/das linguagens”, na direção do que alguns autores vão denominar de designer: alguém que toma algo que já existe (inclusive textos escritos), mescla, remixa, transforma, redistribui, produzindo novos sentidos, processo que alguns autores associam à criatividade. Parte do sentido de criatividade em circulação nos dias atuais (“economias criativas”, “cidades criativas” etc.) tem algum tipo de relação com esses fenômenos de reciclagem, mistura, apropriação e redistribuição." (p.70)


Assim, o professor e a professora contemporânea não pode deixar de lado os gêneros digitais que tanto fazem parte do universo da juventude atual.


 

Siga nosso perfil no Instagram. Lá você encontra mais sugestões de leitura e atividades, além de lives sobre teoria e práticas pedagógicas - clique aqui.

 

Produção de biografia inspirada no BBB Nós compartilhamos no Instagram uma proposta de produção de autobiografia (em imagem ou vídeo) inspirada na apresentação dos participantes do BBB22. A proposta está bem legal e você pode vê-la neste link.


Perceba que a ideia perpassa por produzir uma autobiografia. Isso poderia ser feito de maneira mais "tradicional" por escrito, por exemplo. Inclusive, vale iniciar discutindo o gênero.



1º PASSO

(EF67LP28)

Faça um diálogo para compreender o que os alunos já sabem e conhecem sobre autobiografia. Pode ser um momento interessante para compartilhar textos mais "clássicos/tradicionais" desse gênero.



2º PASSO

(EF69LP02) (EF67LP28)

Mostre versões mais contemporâneas de autobiografias e de biografias, por exemplo, vídeos diversos. Neste momento, inclua as imagens e os vídeos do BBB23 (ou de outras edições).


É importante fazer uma seleção que dialogue com os alunos, por exemplo, escolher participantes do BBB que sejam do mesmo estado ou que sejam icônicos.



3º PASSO

(EF67LP28)

Explore as imagens e os vídeos do BBB. Proponha algumas reflexões:


O vídeo (e/ou imagem) pode ser considerado uma autobiografia?

Quais características podem ser identificadas?

Como a imagem contribui para construção de sentido?

Qual a relação do gênero com o BBB?



4º PASSO

(EF69LP07) (EF69LP12) (EF69LP37)


Agora é hora de produzir o remix e acredite, vai ser fácil! Para que cada aluno possa fazer a sua versão de apresentação aos moldes do BBB23, será preciso um celular e uma foto / vídeo.


Tudo bem simples, não precisa de um super celular ou de uma mega conexão para conseguir produzir.


Sugerimos o uso do Capcut, um app gratuito para android ou Apple. Esse aplicativo já disponibiliza a base, os alunos precisam apenas personalizar com as suas informações pessoais.


Clicando aqui, você encontra por escrito um passo a passo para criar o vídeo. Clicando aqui, você encontra um vídeo ensinando o passo a passo.


Se preferir ou se não tiver acesso à tecnologia necessária, pode fazer ao vivo. Os alunos podem preparar as suas falas e apresentá-las aos colegas. Também é possível adaptar, por exemplo, ao invés de se identificar como "pipoca" ou "camarote", os alunos podem dizer se são veteranos ou novatos no colégio.


Perceba que é uma atividade bastante adaptável a diversos contextos escolares. Então pode ajustar conforme a sua realidade!

2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments


Gabriele Seguro
Gabriele Seguro
Jan 18, 2023

Para qual turma é possível?

Like
Replying to

Recomendamos que cada professor avalie seu contexto de trabalho, maturidade e interesse dos alunos pelo tema para decidir em quais séries a atividade pode ser realizada.

Like
bottom of page