Nós sempre incentivamos os professores a planejarem o ano letivo e suas aulas com antecedência, é por isso que já estamos postando esta sugestão de atividade para ser realizada na semana de 8 de março, como conscientização do Dia Internacional da Mulher.
A atividade foi inspirada no livro "Adjetivo feminino - dicionário de experiências", de Marina Jerusalinsky. O livro traz vários verbetes com o significado de adjetivos utilizados para caracterizar as mulheres, sempre em tom negativo e de desvalorização.
Abaixo, veja alguns verbetes presentes no livro.
Braba
Característica de mulheres que sofrem com Tensão Pré-Menstrual (TPM), estado que pode ser detectado, por homens que possuem essa habilidade excepcional, diversas vezes por mês na mesma mulher.
Pessoa do gênero feminino com disposição para defender seu ponto de vista ou manifestar incômodo de maneira veemente.
Mulher que, se fosse homem, seria valente e destemido.
Ver também: “durona".
Bonita de rosto
Locução usada por pessoas bem-intencionadas que, por considerarem o corpo de uma mulher feio, sentem a urgente necessidade de consolá-la, oferecendo-lhe a revelação de que seu rosto é bonito, apesar do corpo.
Eufemismo de “gorda”, usado por pessoas igualmente bem-intencionadas.
Estressada
Que está permanentemente sob estresse, estado de esgotamento físico ou emocional causado como reação do organismo a certos estímulos, associados, em geral, a um homem que não limpa nem o que ele mesmo suja.
Mulher que, além de exercer sua profissão, realiza 70% ou mais das tarefas domésticas, cuida dos filhos e tem sempre em mente o que precisa ser resolvido na vida diária, mas está estressada provavelmente devido à TPM.
Também dito de mães que não recebem pensão e de mulheres que trabalham mais de 60h, trabalhos informais ou autônomos, que vivem em estado de tensão, logicamente, por falta de sexo.
Esses adjetivos demonstram o machismo presente no uso de algumas palavras, além de nos levar a refletir sobre o fato de que uma característica vista como positiva nos homens torna-se um problema quando está presente em uma mulher. Ou seja, esta é uma excelente atividade para ser realizada na aula de Língua Portuguesa, porque faz os alunos refletirem sobre os sentidos implícitos das palavras e também sobre como o contexto de uso pode dar um novo significado a uma palavra.
A proposta que vamos compartilhar com você é a criação de uma nova versão desse dicionário, porém sob uma nova perspectiva, apresentando adjetivos que valorizam a importância da mulher para a nossa sociedade.
A versão completa da proposta, com instruções para aplicação e critérios de correção, é uma atividade exclusiva dos membros do Clube Littera.
Se você quer ter acesso a esse material, faça sua inscrição no nosso clube clicando neste link. As inscrições ficarão abertas até o dia 10 de fevereiro.
Você pode comprar um exemplar do livro "Adjetivo feminino" clicando neste link.

PROPOSTA DA ATIVIDADE - PRODUÇÃO DE VERBETE
Imagine que, na semana de 8 de março, a sua escola fará diversas atividades como forma de celebrar, mas também de conscientizar a comunidade escolar sobre o Dia Internacional da Mulher. A sua turma ficou responsável por criar um mural com adjetivos positivos que podem - e devem - ser utilizados para caracterizar uma mulher, valorizando a importância do papel da mulher na nossa sociedade. Esse mural será inspirado no livro “Adjetivo feminino", da Marina Jerusalinsky, porém será uma nova versão, pois será um “dicionário de empoderamento feminino".
Após escrever o verbete, transforme-o em um cartaz para ser exposto na sua sala de aula ou nos murais da escola.
Habilidades da BNCC:
EF69LP35, EF69LP36, EF67LP21, EF89LP25, EF67LP32, EF67LP33, EF67LP36, F06LP06, EF07LP06, EF07LP10, EF06LP11, EF06LP12, EF08LP04, EF09LP04, EF08LP14.
Comments