top of page

A morte de Ivan Ilitch [Atividades - Ensino Médio]

Atualizado: 23 de mai. de 2023

Hoje vou compartilhar com vocês três atividades de leitura do livro “A morte de Ivan Ilith”, elaboradas pela professora Regina Contarelli e que podem ser aplicadas nos anos finais do Ensino Médio. Veja abaixo uma apresentação escrita pela professora e também as atividades elaboradas por ela.

Meu objetivo é criar parcerias com outros professores e professoras para aumentar a diversidade do material postado aqui no blog e, assim, conseguir contribuir para o trabalho de um número ainda maior de professores. Espero que gostem deste post!


Qualquer dúvida ou comentário sobre as atividades, vocês podem escrever diretamente para a professora pelo e-mail reginacontarelli@gmail.com

 

Um dos livros que trabalhei com os meus alunos foi a “A morte de Ivan Ilith”, de Leon Tolstói. Eu costumo solicitar leituras fragmentadas, isto é, divido a obra por capítulos ou número de páginas e para cada trecho eu solicito a leitura atenta e depois cobro algumas atividades.

Dentro dessas atividades, posso pedir questões sobre enredo, linguagem, intertextualidade, conexão com temas atuais e globais, debates, etc.


Vou dar um exemplo:

Em um dos capítulos do livro “A morte de Ivan Ilitch”, o protagonista, Ivan, está muito mal e com muita dor, pois cada vez mais a morte se aproxima ( não estou dando spoiler já que o título anuncia a morte dele, rsrsrs) e começa a lembrar da sua infância, pois lá ele não sofria. Pensar na infância o distância da morte que, no caso dele, é inevitável! Neste capítulo o autor explora essa conexão infância-escapismo e eu selecionei alguns poemas do Manuel Bandeira (que também falavam sobre a mesma temática ) e pedi para os alunos fazerem a relação com o trecho do livro. Com isso, os alunos também aprenderam um pouco sobre poesia brasileira moderna e aprenderam os objetivos de ambos escritores. Enfim, os alunos precisaram fazer uma leitura muito atenta, analisar as poesias e redigir de maneira coerente e organizada a relação entre as obras. E eles gostaram muito da atividade!!!


ATIVIDADE PARA O CAPÍTULO 10 - Baixe aqui


ATIVIDADE PARA O CAPÍTULO 11

Graciliano Ramos é um escritor do Modernismo brasileiro, autor de grandes obras importantes, entre elas "Vidas Secas”. Escreveu também um livro chamado "Angústia" que retrata o existencialismo e o conflito interno. Considerando o livro "A Morte de Ivan Ilitch", faça a leitura dos artigos abaixo, escolha 1 de cada grupo e identifique os pontos em comum entre os textos.

Redija um texto dissertativo sobre essas semelhanças. (200 - 300 palavras)

Critérios de Correção: Tema/Texto/Linguagem/Coerência e Coesão

GRUPO 1

GRUPO 2


ATIVIDADE FINAL, APÓS O TÉRMINO DO LIVRO - Baixe aqui

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page