Esta é uma atividade que eu fiz em grupo e envolveu a leitura de contos, a análise e uma apresentação. Na época, eu estava trabalhando Formação de Palavras com a turma do 8º ano, por isso também há algumas perguntas relacionadas a esse conteúdo de análise gramatical.
Os contos escolhidos por mim foram [clique nos títulos para baixar cada texto]:
A menina de lá - Guimarães Rosa.
Felicidade Clandestina - Clarice Lispector.
Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos - Conceição Evaristo
Eu escolhi esses contos porque eles tratam da infância de perspectivas bem diferentes. O primeiro traz um contexto mais rural, em que há espaço para crendices e para o fantástico. O outro é mais urbano e retrata sentimentos raramente relacionados a crianças, como a vingança. Por último, temos uma história que se passa em uma periferia e retrata uma tragédia, infelizmente, tão comum: o assassinato de crianças decorrente da violência urbana e de operações policiais.
Como a atividade foi organizada:
1. Os alunos e alunas foram divididos em grupos de 3-4 integrantes;
2. Cada grupo recebeu um dos contos para fazer a atividade;
3. Eles fizeram a leitura dos contos em cada grupo;
4. Depois, começaram a análise dos contos - para isso, era preciso responder às perguntas de interpretação de texto;
5. Depois desta etapa, cada grupo recebeu uma folha de sulfite tamanho A3 para fazer um cartaz. A folha deveria ser dividida pela metade:
Na metade de cima, deveriam fazer uma nuvem com palavras ou expressões que indicassem o que sentiram ao ler o conto;
Na metade de baixo, deveriam fazer uma nuvem de palavras ou expressões que dessem indícios sobre as características da protagonista e sobre o enredo do conto;
Eles também poderiam desenhar e/ou fazer colagens com as revistas que estavam na sala.
6. Por último, cada grupo apresentou seu cartaz para a turma e nós discutimos as semelhanças e diferenças entre as histórias.
Nos links abaixo, vocês conseguem baixar as 3 listas de interpretação de conto:
Foi uma atividade bem legal e os alunos gostaram bastante.
Comments