A cidade das feras [resenha]
- Aline Câmara
- 8 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Em 2023, fomos Educadoras Parceiras da Record Educação. Recebemos diversos livros ao longo do ano para ler e resenhar para vocês. Por motivos de força maior (excesso de trabalho e falta de tempo rs), só agora conseguir ler um dos livros recebidos e esta resenha é sobre ele: "A cidade das feras", de Isabel Allende.
Este é o primeiro livro de uma trilogia voltada para leitores adolescentes escrita por essa autora chilena. A história se passa na Floresta Amazônica e tem temática indígena. Confesso que, antes de ler a obra, fiquei com um certo receio de que esse tema não fosse (re)tratado de maneira adequada, afinal se trata de uma mulher branca escrevendo sobre indígenas. Felizmente, a autora soube trabalhar o tema de maneira respeitosa e muito coerente com o que se espera de um livro que traz a cultura indígena para o centro do debate.
"A cidade das feras: as aventuras da águia e do jaguar" narra as aventuras vividas por Alexander Cold no meio da Floresta Amazônica. Alex é um adolescente americano de 15 anos que tinha uma vida normal com sua família - pai, mãe e duas irmãs mais novas - em uma cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. No entanto, tudo mudou quando sua mãe, Lisa Cold, foi diagnosticada com câncer. A família ficou muito abalada e o pai de Alex decidiu enviar os filhos para as casas das avós para que ele pudesse se dedicar mais aos cuidados da saúde da esposa.
Alex foi enviado para a casa da sua avó paterna, Kate Cold. Kate é uma mulher excêntrica e de personalidade forte, além de ser uma escritora renomada. Ela estava de partida para uma expedição à Floresta Amazônica, cujo objetivo era encontrar uma criatura misteriosa e gigantesca, conhecida como Fera. Kate seria responsável por registrar as descobertas dessa expedição em um livro. Então, ela decidiu levar o neto consigo para essa viagem.
Em meio à imensa floresta, Alex ficou amigo de Nádia Santos - filha de um dos guias que morava em uma aldeia indígena. Juntos, Alex e Nádia viveram muitas aventuras, todas elas relacionadas a uma etnia indígena isolada - sem contato com o homem branco - e à cultura, ao misticismo e às tradições desse povo.
É um livro que dá destaque para a relação homem e natureza do ponto de vista dos povos indígenas e fala de temas importantes, como os impactos ambientais do garimpo, o tráfico ilegal de drogas, a importância da demarcação de terras indígenas e a necessidade de nós - homens brancos - mudarmos urgentemente a maneira como nos relacionamos com o meio ambiente.
O livro tem muitas aventuras e adrenalina, por isso acredito que possa engajar os adolescentes durante a leitura. No entanto, traz uma temática complicada e também retrata a organização dessa comunidade indígena (inventada por Allende), por isso acredito que seja mais adequada para ser lida por turmas a partir do 8º ano.
Além disso, é sempre bom lembrar: a leitura dessa obra na escola atende aos requisitos da Lei 11.645/2008 que torna obrigatória a inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos currículos das escolas brasileiras.
Meu único "porém" em relação ao livro é que ele é longo: tem 303 páginas! Engajar adolescentes na leitura de um livro longo assim não é tarefa fácil. Por isso, provavelmente, é um livro que precisa ser trabalhado ao longo de muitas semanas (algo entre 8-10 semanas) com atividades que envolvam os alunos e despertem neles o desejo de continuar a leitura.
Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

A CIDADE DAS FERAS: AS AVENTURAS DA ÁGUIA E DO JAGUAR
Isabel Allende, tradução de Mario Pontes.
Lançado em 2022, 303 p.
Editora Bertrand Brasil.
Em A cidade das feras, a autora best-seller do New York Times Isabel Allende explora a Floresta Amazônica em uma aventura envolvente e emocionante, educando e alertando sobre os perigos que ameaçam a floresta.
Em A cidade das feras, início da trilogia As aventuras da águia e do jaguar, Alex e Nádia percorrerão mundos onde o limite entre sonho e realidade torna-se imperceptível, e dessa aventura nascerá uma verdadeira e duradoura amizade.
Isabel Allende, best-seller do New York Times e uma das escritoras mais admiradas em todo o mundo, escreveu A cidade das feras em 2002. Em edição com capa nova, este primeiro infantojuvenil da autora alerta para o perigo que nossa floresta e nossos animais estão correndo.
Comments