top of page

0disseia - Atividade prontinha para usar!

Atualizado: 1 de jul. de 2023


Há várias adaptações diferentes de Odisseia, a edição feita pela Editora Ática, (ISBN 850808692X) é uma ótima opção! Essa adaptação é adequada para o sexto e/ou sétimo ano.


Você conhece essa versão?


É uma opção super legal para tralhar o gênero narrativa de aventura. Esse livro também "preserva" relativamente bem a história contata no poema épico atribuído a Homero.


Você conhece a história contada em Odisseia?


A "Odisseia" se inicia depois da guerra de Tróia, essa narrativa é contada em outro livro, "Ilíada", e as duas obras são atribuídas a Homero. Depois da guerra, Odisseu e outros guerreiros vitoriosos almejam voltar para casa, Ítaca.


O enredo de Odisseia trata justamente desse retorno, foram 17 anos tentando voltar para casa. Odisseu e sua tripulação passaram por diversos desafios e contratempos. Ao superá-los, o leitor é envolvido em uma eletrizante narrativa. Originalmente, Odisseia é uma poesia épica, mas quase todas as adaptações, como é o caso da publicada pela editora Ática, são narrativas de aventura. Odisseia é um excelente ponto de partida para estudar esse gênero.


Odisseu é o protagonista que desenvolve a maior parte das ações, uma característica marcante das narrativas de aventura. Observar as suas movimentações e a caracterização dessa personagem levará os alunos a reconhecerem o protagonismo e a idealização da figura do herói.


Apesar da ação, ou seja, da sequência de eventos ser central da narrativa, essa não é a única questão relevante! Temos várias outras estruturas interessantes para estudar com os alunos. Por exemplo, Odisseu enfrenta bestas, monstros, criaturas mágicas e deuses, ao apresentar todos esses seres, o leitor se deparará com riquíssimas descrições.


É uma ótima oportunidade de trabalhar de maneira interdisciplinar!

Convide o(a) professor(a) de História para contribuir com a contextualização da obra. Proponha para professor(a) de Artes um exercício de criatividade para colocar no papel as mais diversas criaturas descritas em Odisseia.


Neste link você encontra algumas páginas da adaptação produzida pela editora Ática. É uma narrativa de tirar o fôlego e que prende a atenção dos alunos da primeira até a última página. Vale muito a pena!!!


Clicando aqui, gratuitamente, você tem acesso a exercícios prontinhos para usar.


neste link, você encontra uma lista com 10 exercícios e com o gabarito completo! Você pode usá-las ao longo da leitura do livro ou pode usar como uma avaliação.


Também elaboramos 10 exercícios adaptados ao público alvo - Educação Especial. Clique aqui para conferir!


Espero que tenham gostado das sugestões de materiais e atividades!


Siga nosso perfil no Instagram para mais conteúdo.


 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2. Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

Odisseia

Homero - Adaptação Geraldine McCaughrean

Lançado em 2003, 136 p.

Editora Ática


Odisseu, herói grego conhecido pelos seus dons de raciocínio e discurso, tenta navegar até casa depois da vitória na guerra de Troia. Ao longo do caminho, Odisseu foi atormentada por Poseidon, deus dos mares, em contra partida, o protagonista foi protegido por Atena durante toda a jornada. Odisseu e sua tripulação enfrentam vários obstáculos e perigos, tentando voltar para Ítaca. É um ótimo livro de aventura e belo caminho para compreender um pouquinho mais sobre a mitologia grega.


Indicado para: 6º e 7º anos

Temas: mitologia grega, heroísmo, narrativa de aventura.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page