top of page

Porque ninguém aprende sozinho

Assim como acontece com a maioria dos profissionais, acredito que a internet também é uma das principais fonte de aprendizado para os professores. Para mim, é quase impossível preparar uma aula longe do computador, pois eu preciso dele para procurar materiais que serão compartilhados com meus alunos - textos, imagens, vídeos, exemplos - e é também na internet onde procuro artigos e planos de aula que podem ajudar a embasar teoricamente as atividades que desenvolvo na escola.


Nos últimos meses, tenho aprendido muito com outros professores, principalmente americanos. E foi um pouco por isso que decidi criar este site. No instagram, conheci perfis de muitos professores, nos quais eles compartilham desde atividades até reflexões sobre o dia a dia na sala de aula. No entanto, a maioria deles são americanos. Não vejo no Brasil essa cultura de compartilhar nas redes o trabalho feito nas escolas, até existem alguns blogs, mas no geral compartilham apenas listas de exercícios e não planos de aulas, sequências didáticas ou reflexões mais aprofundadas. É exatamente isso que pretendo fazer aqui.


Estamos passando pela pandemia do covid-19 (acho bom explicar caso este texto seja lido num futuro distante) e, desde março, nossas aulas estão acontecendo de maneira remota - ou online ou virtual, ainda nem sabemos nomear direito o que estamos fazendo. Os últimos meses foram difíceis, principalmente porque tudo aquilo que sempre fizemos em sala de aula simplesmente não funciona no ambiente virtual. Mas também porque, finalmente, estamos tendo que assumir que muito daquilo que fazíamos em sala de aula nunca funcionou. E a gente sabe disso.


Há muito tempo venho tentando rever minhas práticas em sala de aula, porque sei que são ultrapassadas, sei que já não fazem muito sentido em 2020, com tanta tecnologia, aplicativos, ferramentas e informação circulando. Só que sabemos que a inércia sempre domina e deixamos essa mudança de paradigma para depois. Ano que vem eu darei aula de gramática de um jeito diferente. Ano que vem planejarei menos aulas expositivas. Ano que vem vou trabalharei mais as TICs em sala de aula. E cá estamos.


Se a pandemia está nos obrigando a rever muitas de nossas prioridades, valores e preceitos éticos, tirei esse momento para rever também o que significa, para mim, ensinar português em sala de aula. Estou estudando muito nas últimas semanas (sobretudo para ocupar meu tempo ocioso e não me deixar levar pela ansiedade do isolamento) e espero que todo esse conhecimento tenha um reflexo positivo e transformador nas minhas aulas nos próximos meses. O que vou compartilhar aqui é justamente isso.


Bem-vindas e bem-vindos :)

1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


Que primor o seu blog! Espaço que será sucesso, pois, ao compartilhar práticas pedagógicas e vivências, estamos refletindo sobre elas e, também, avaliando nosso desempenho. E o mais importante: será uma experiência transformadora tanto pessoal quanto na sala de aula. Abraços.

Like
bottom of page