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Estudando poesia simbolista com o Emicida

  • Foto do escritor: Aline Câmara
    Aline Câmara
  • 14 de nov.
  • 1 min de leitura

Ismália”, uma das músicas do “AmarElo", lançado em 2019 pelo Emicida, é inspirada no poema homônimo do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens.


Planejar uma aula sobre essa música é uma ótima estratégia para aproximar os adolescentes do estudo da poesia.


ANÁLISE DA MÚSICA

Primeiro, ouça a música com os alunos e analise a letra:


Com a fé de quem olha do banco a cena

Do gol que nós mais precisava na trave

A felicidade do branco é plena

A felicidade do preto é quase

(...)



Depois, assista ao trecho do documentário “Amarelo - É Tudo pra Ontem” (disponível na Netflix) em que o Emicida fala sobre a história dessa música - é super sensível e emocionante!


ANÁLISE DO POEMA

O próximo passo é ler e analisar o poema - tanto o enredo quanto os recursos poéticos.


Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.


No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

Queria descer ao mar...


E, no desvario seu,

Na torre pôs-se a cantar...

Estava perto do céu,

Estava longe do mar...


E como um anjo pendeu

As asas para voar...

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar...


As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par...

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar...



INTERTEXTUALIDADE

Por último, discuta com os alunos de que maneira Emicida construiu a intertextualidade com o texto de Alphonsus de Guimaraens.


Na música, há ainda uma outra intertextualidade - com a história de Ícaro, da mitologia grega.

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