O menino do dedo verde [resenha e Plano de aula com perguntas]
top of page

O menino do dedo verde [resenha e Plano de aula com perguntas]

Eu sou professora do 7º e, no semestre passado, uma de minhas aulas veio até a minha mesa e perguntou se eu já tinha lido o livro "O menino do dedo verde". Eu disse que não e perguntei por que ela queria saber. Ela me respondeu que era seu livro preferido. Uns dias depois, ela entrou na sala e me entregou o livro, disse que ia me emprestar, porque eu precisava MUITO ler aquele livro.


E eu li!


Eu nunca tinha ouvido falar dessa obra e que grata surpresa ela chegar até mim pelas mãos de uma aluna, uma adolescente de 12 anos tão sensível quanto a história de Tistu.


Como todo bom livro de literatura infantil, "O menino do dedo verde", escrito pelo francês Maurice Druon, começa nos enganando com aquela que parece ser só mais uma história de apenas mais um menino. Mas não é. Este livro traz reflexões importantíssimas para todo leitor, seja criança ou adulto, e nos relembra da importância de sempre semear o bem.


A nós, leitores adultos, dá uma segunda chance de ver o mundo pelos olhos de uma criança, de enxergar a vida com sua inocência que não vê maldade em nada e que, ao mesmo tempo, se indigna diante das injustiças e das violências do mundo.


Ele nos fala sobre o difícil processo de crescer, de aprender que há muita coisa dando errado no mundo, de descobrir que pessoas que amamos - como nossos pais - também erram e agem de maneira que reprovamos.


O livro é também uma aula sobre a importância do meio ambiente para nossa sobrevivência, sobre como a beleza da natureza pode ser a solução para muitos de nossos problemas.


"O menino do dedo verde" é um livro curto e até é possível lê-lo numa sentada só, o que não recomendo. Por trás de suas poucas páginas, há muita filosofia - e filosofia nada vã. Recomendo lê-lo aos poucos, respirando e refletindo sempre que possível. Com certeza, é uma obra que pode e deve ser lida na escola. Talvez, encante mais os alunos do 5º do Ensino Fundamental 1 de todos os anos do Ensino Fundamental 2, mas acredito que também possa ser lida pelos alunos mais velhos.


Espero que tenham gostado da resenha. Clicando aqui você consegue baixar gratuitamente três perguntas de interpretação e análise do livro para usar nas suas aulas.


Para baixar o ebook com a lista completa com 15 perguntas com gabarito, Plano de aula e 2 propostas de redação, clique aqui.

Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desenvolvidas nas atividades propostas no ebook de atividades: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08, EF69LP44, EF69LP46, EF69LP47, EF69LP49, EF69LP53, EF69LP54, EF67LP10, EF67LP20, EF67LP21, EF67LP27, EF67LP28, EF67LP32, EF67LP38 e EF07LP09.


 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Também haverá sugestões de atividades, exercícios e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

O MENINO DO DEDO VERDE

Maurice Druon

Lançado em 2017, 128 p.

Editora Record


Um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo.

Era uma vez Tistu…Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.


Indicado para: 5º ano do Ensino Fundamental 1 e 6º e 7º anos do Ensino Fundamental 2

Temas: amadurecimento, ética, infância, relação do homem com a natureza, relações familiares, utopia.



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page