top of page

O Fazedor de Velhos [Plano de aula e sugestões de atividade]

Atualizado: 28 de set. de 2022

Venho compartilhar com vocês a resenha de "O Fazedor de Velhos", além de algumas atividades e exercícios que faço durante a leitura deste livro que foi escrito por Rodrigo Lacerda e recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Juvenil em 2009.


Este livro é um romance de formação que narra o processo de amadurecimento do protagonista Pedro, também narrador da história. Acompanhamos um pouco da sua infância, com as intermináveis sessões de leitura de poema às quais a mãe o submetia. Depois passamos para a adolescência, quando vemos Pedro sofrer pelo primeiro amor (e primeiro fora) e também lidar com as incertezas e tristezas causadas pela formatura do Ensino Médio - uma ruptura importante e marcante na vida de todos nós. Por último, vimos Pedro lidar com as angústias causadas pela escolha profissional, com as dificuldades de um relacionamento à distância e com perdas.


Em todos esses momentos da vida do protagonista, a literatura teve um papel fundamental. Ela foi a companheira de Pedro, foi por meio dela que ele conseguiu entender melhor os mistérios da natureza humana, superar momentos de dificuldades e tristeza e também alcançar a satisfação pessoal e profissional.


"O Fazedor de Velhos" é um livro que aborda sentimentos universais e, por isso, é uma leitura que cativa bastante os alunos, pois eles conseguem se identificar facilmente com o protagonista em diversos momentos da história. Neste ano, Rodrigo Lacerda lançou "O Fazedor de Velhos 5.0", uma continuação deste primeiro livro em que nos deparamos com o Pedro agora adulto, prestes a completar 50 anos. E aí, o que será que irá acontecer com nosso protagonista depois de tanto tempo? Eu li esse último livro e gostei bastante! Recomendo a leitura para as professoras e professores (não sei se a temática da continuação cativaria os alunos do Ensino Fundamental 2, talvez do Ensino Médio).


Rodrigo Lacerda, o autor do livro, é muito simpático, bastante acessível e gosta muito de visitar escolar para conversar com os alunos sobre a leitura de "O Fazedor de Velhos". Há dois anos ele esteve na minha escola - a foto-capa deste post foi tirada durante a visita. Se quiser um bate-papo com ele na sua escola também, entre em contato com a editora Companhia das Letras.


ATIVIDADES

Ao longo da leitura, eu realizo algumas atividades com questões de linguagem e enredo e finalizamos a leitura com a produção de uma resenha crítica em formato de podcast. Se você quiser saber um pouco mais sobre como trabalho a produção de podcast, dê uma olhada neste outro post aqui.


Neste link, você consegue ouvir um dos podcasts produzidos por uma aluna do 8o ano após a leitura do livro - ficou muito bom! (tem um corte no áudio, porque eu editei para retirar o sobrenome da aluna)


Neste livro, também há a presença constante de obras escritas por Shakespeare - elas são bem centrais na história, na verdade -, infelizmente este é um aspecto em que não consigo ajudar muito vocês. Eu trabalho numa escola americana e os alunos estudam Shakespeare nas aulas de Inglês no 7º e 8º anos, por isso eles chegam para mim já conhecendo o escritor e algumas de suas obras, então eu não tenho nenhum material sobre isso.


Abaixo, seguem os links das atividades e materiais que uso nas aulas:

Apresentação de Slides

Produção de texto - Biografia do Pedro: faço esta atividade na segunda aula, após a leitura das páginas 9 a 59. É uma forma de verificar a leitura do livro e, ao mesmo tempo, avaliar se eles conseguem identificar o papel da literatura e os acontecimentos mais marcantes da vida do protagonista até o momento.

Podcast literário: você encontra mais informações sobre como trabalhar a produção de podcast em sala de aula neste outro texto aqui do blog.

 

Na seção PARA LER NA ESCOLA, você vai sempre encontrar resenhas de livros literários (também conhecidos como paradidáticos) que são adequados para ler com os alunos do Ensino Fundamental 2. Também haverá sugestões de atividades e temas que podem ser trabalhados com os alunos durante a leitura.

 

O FAZEDOR DE VELHOS

Rodrigo Lacerda

Lançado em 2009, 148 p.

Editora Seguinte


Conta a história de Pedro, um garoto inteligente que está às portas da vida adulta. Com o amadurecimento, chegam questões fundamentais: que profissão escolher? Como lidar com os amores frustrados, os amigos deixados pra trás, os sentimentos confusos que teimam em perturbar? Quem guia o garoto em meio a esses dilemas é Nabuco, um professor experiente, excêntrico e misterioso. Insatisfeito com a faculdade de História, Pedro encontra na literatura um destino possível. Mas essa não é uma descoberta simples - e para chegar até ela é preciso trilhar um caminho de perda e sofrimento.

Indicado para: 7º a 9º anos

Temas: romance de formação, amadurecimento, papel da literatura, relacionamentos e perda.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page