Eu amo ler e foi por isso que decidi fazer o curso de Letras: eu amava as aulas de literatura na escola, sempre tive professoras que davam à leitura um papel central na sala de aula, então fui atrás de um curso no qual pudesse continuar estudando o tema.
Agora, como professora, considero que um dos papeis principais da professora de Língua Portuguesa do Fundamental é despertar nos alunos o interesse pela leitura. Para que isso aconteça, é preciso ter em mãos bons livros - seja na biblioteca da escola, seja por meio da compra pelos alunos. Por bons livros eu quero dizer obras potentes que propiciem tanto análises interessantes sobre questões de linguagem e estrutura do gênero, quanto discussões motivadoras sobre os temas abordados no texto.
Penso também ser essencial levar para dentro da sala de aula a diversidade cultural, social, de raça, de gênero. As aulas de literatura, na escola ou na faculdade, são quase dominadas por escritores homens, brancos, heterossexuais e de classe média e vejo que um dos desafios que devemos assumir é o de mudar esse paradigma e dar aos nossos alunos a oportunidade - e o direito! - de ler obras escritas por mulheres, por negros, por escritores da periferia, por escritores de outros países cuja língua materna também seja o português.
As complicações não param por aí! Vejo que, no Brasil, há uma produção muito grande de literatura infantil e, obviamente, para os alunos do Ensino Médico não faltam livros incríveis para serem lidos. Entretanto, parece haver uma lacuna na produção literária direcionada ao público dos 11 aos 14 anos, pois eu acho muito difícil encontrar obras que sejam adequadas e, ao mesmo tempo, interessantes para os alunos do 7º ao 9º ano. Diante de tantos critérios e dificuldades, é muito difícil a tarefa de escolher livros para ler com os alunos dessa faixa etária.
Nos últimos anos, tenho feito um grande levantamento de livros que podem ser incluídos no currículo dessas séries, sobretudo do 8º ano, e farei alguns posts aqui compartilhando títulos que podem ser lidos na fase final do Fundamental 2. No caso dos livros que já adotei para o trabalho em sala de aula, pretendo também compartilhar alguns planos de aula e sugestões de atividades.
Viva a diversidade temática e a presença de autoras e autores em língua portuguesa no mundo. Você disse tudo: "dar aos nossos alunos a oportunidade - e o direito! - de ler obras escritas por mulheres, por negros, por escritores da periferia, por escritores de outros países cuja língua materna também seja o português".