top of page

Gramática contextualizada no texto argumentativo

No nosso perfil no Instagram (se ainda não segue a gente, clique aqui), recebemos muitas mensagens de professores com dúvidas sobre como ensinar alguns conteúdos e também pedindo dicas, temos percebido que a maior dificuldade dos professores é como ensinar gramática contextualizada. Por isso, vim compartilhar aqui com vocês uma prova que usei para avaliar meus alunos do 8º ano com perguntas sobre conjunções elaboradas a partir de um artigo de opinião.


Se você quiser se aprofundar mais no tema do ensino de gramática contextualizada, aproveito para lembrar que nós temos um MINICURSO gravado em que compartilhamos com vocês nosso conhecimento teórico sobre essa temática e também nossas práticas pedagógicas para ensinar gramática de maneira contextualizada e significativa. Para saber mais, clique aqui.


Antes de chegar na atividade em si, vou compartilhar algumas outras informações. A primeira delas é onde encontrar textos argumentativos para usar na sala de aula, sobretudo com as turmas de alunos mais novos. Foi uma feliz surpresa descobrir muitos artigos de opinião sobre temas atuais e com linguagem mais simples no site da Capricho. O texto que usei para fazer essa prova eu tirei de lá, então fica a dica.


Ao ler as perguntas da prova (o link para baixá-la está mais pra baixo), você verá que não há apenas perguntas sobre gramática pura e simples, porque o ensino de gramática contextualizada deve ter como foco a compreensão do(s) sentido(s) do texto, então todas as perguntas - inclusive as de gramática - devem ter como objetivo levar o aluno a compreender o texto com mais profundidade e criticidade.


Além das perguntas sobre o conteúdo gramatical da unidade que estamos estudando (no caso, era conjunções) e sobre a temática e as características do gênero do texto fonte, eu sempre incluo perguntas sobre inferência, coesão, sinônimo e vocabulário, pois isso é algo que deve ser trabalhado ao longo de toda vida escolar.


Para baixar a prova, que é adequada para turmas do 8º ano (e talvez para o 9º, avalie seu contexto de trabalho!), é só clicar no link abaixo. Eu deixei a pontuação que eu utilizo (a prova vale 100 pontos), mas é claro que você pode alterar isso.



Vou aproveitar para linkar aqui alguns posts do nosso perfil no Instagram com outras sugestões de atividades de gramática contextualizada.



Espero que tenham gostado das sugestões de materiais e atividades!

Compartilhe esse post com outros professores e professoras de Língua Portuguesa

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


Natalia
Natalia
Jan 28, 2022

Adorei a atividade!

Like
bottom of page