top of page

Gramática do Português Brasileiro Escrito

Atualizado: 1 de abr.

A Editora Parábola publicou, recentemente, a "Gramática do português brasileiro escrito", escrita por Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco. Nosso perfil é parceiro da editora, por isso recebemos um exemplar logo após o lançamento e, neste post, apresento uma resenha dessa gramática.


Eu não li a gramática toda, porque esse não é um tipo de livro para ser lido por inteiro, mas para ser consultado e estudado conforme nossas necessidades. Para escrever esta resenha, tomei como base os capítulos da gramática que abordam advérbios e colocação pronominal, os últimos tópicos gramaticais que ensinei em sala de aula e que escolhi para ler e analisar.


Essa gramática, como o próprio nome já diz, pretende apresentar as regras que guiam a modalidade escrita formal do português brasileiro contemporâneo. Portanto, para escrevê-la, os autores não se basearam apenas em outras gramáticas previamente publicadas, mas principalmente no português que, de fato, é escrito pelos brasileiros. Por causa disso, ao discorrer sobre os tópicos gramaticais, os autores deixam claro diferenças entre fala e escrita, entre situações formais e informais e também salientam quais fenômenos gramaticais já são arcaidos e não são encontrados mais em textos escritos, nem mesmos nos formais, como é o caso da mesóclise.


Por causa disso, é uma gramática bem útil aos professores, pois nos ajuda a selecionar com facilidade as regras que realmente valem a pena ser ensinadas aos alunos, porque serão importantes para eles na hora de escrever seus textos.


Outro ponto positivo da obra é que a linguagem é bem acessível, não sei se poderia ser utilizada pelos próprios estudantes (pois acho que a compreensão demanda conhecimentos prévios que eles não têm), mas com certeza a linguagem mais objetiva e menos rebuscada facilita o trabalho do professor.


No entanto, acho importante avisar que não se trata de uma gramática escolar, com atividades para serem usadas nas escola. A obra tem apenas o conteúdo explicativo - mas, é claro, há diversos bons exemplos que os professores podem utilizar nas suas aulas.


Se você está procurando uma gramática para estudar na hora de planejar suas aulas de gramática, acredito que a "Gramática do português brasileiro escrito" é uma ótima aquisição. Você pode adquiri-la diretamente no site da Editora Parábola - usando o nosso cupom NAULA25PB, você ganha 25% de desconto. Você também encontra essa gramática no site da Amazon - comprando pelo nosso link, nós ganhamos comissão.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page