top of page

Funções da linguagem - exercícios prontinhos para usar

Jaqueline Souza

A prova de Linguagens do Enem, ao longo dos anos, tem trazido alguns conteúdos recorrentes como interpretação de texto, variação linguística, gêneros textuais e funções da linguagem. Funções da linguagem, por exemplo, já é um conteúdo “clássico” e cai todo ano.


Você trabalha funções da linguagem nas suas aulas de preparação para o Enem?

 

Então você já deve ter percebido que é difícil encontrar questões diferentes. A maior parte dos exercícios é do próprio Enem.

 

Claro que é super importante trabalhar os exercícios das provas aplicadas nos anos anteriores, mas a gente sabe que é bem cansativo e monótono ficar usando sempre as mesmas questões. Outro ponto é que é muito fácil encontrar o gabarito desses exercícios na internet.

 

 Como saber se os alunos estão fazendo a atividade ou se estão simplesmente copiando da internet?

 

Por isso elaboramos um material inédito para trabalhar funções da linguagem nas suas aulas!

 

Organizamos tudo em três partes para facilitar ainda mais o seu trabalho! A primeira já está disponível para os membros do Clube Littera! E aqui compartilharemos uma amostra do que você vai encontrar lá no Littera :)

 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – FUNÇÕES DA LINGUAGEM


Exercício 01

A função apelativa (ou conativa) é focada no receptor, tem como foco estabelecer uma comunicação direta com o leitor, buscando influenciá-lo ou convencê-lo, por exemplo. Para tanto, o texto utiliza recursos como marcas de interlocução, perguntas diretas, verbos no imperativo e linguagem persuasiva, a fim de criar uma interação efetiva com o público-alvo. Essa função é característica de textos publicitários, campanhas de conscientização e discursos políticos, entre outros. A seguir, leia o post feito pelo Ministério da Saúde, no dia 07/12/24, e identifique as principais características da função apelativa:

a. Público alvo:

b. Propósito persuasivo:

c. Marca(s) de interlocução:

d. Relevância dos elementos não verbais:



Exercício 02

Na função emotiva, o foco recai sobre o emissor e/ou o remetente, que expressa seus sentimentos, opiniões e percepções de forma subjetiva e pessoal. Essa função se manifesta por meio da primeira pessoa, da pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências), da escolha de palavras com carga valorativa e de recursos morfológicos, como diminutivos e aumentativos, revelando um ponto de vista individual e sem preocupação com a neutralidade. A seguir, leia um trecho de um post publicado no blog do colunista da Folha Marcos Nogueira e identifique as principais características da função emotiva:

 

“Pais preguiçosos, criança chata para comer

O exemplo do adulto é fundamental para conduzir os filhos na aquisição de novos gostos

 

Marcos Nogueira

 

Aí vem mais um Dia das Crianças! Eu poderia estar ensinando uma receita de purê de batata em forma de coelhinho. Eu poderia estar conclamando mães e pais a fazerem uma baita lambança na cozinha para, junto com seus fedelhos, fritar panquecas com Nutella e confeitos coloridos pro café da manhã.

Mas não.

Eu vim para atazanar vossas consciências, pais e mães. Bora falar sobre como nosso comportamento pode mudar, para melhor ou para pior, a alimentação dos nossos filhos.(...)”

Texto adaptado disponível em: www1.folha.uol.com.br

 

a. Marca(as) de primeira pessoa do singular:

b. Pontuação expressiva:

c. Escolha de palavras valorativa/pejorativas:

d. Apresentação de um ponto de vista parcial e pessoal:


 

Todos os nossos materiais são inédito, exclusivos e elaborados a partir do nosso Método Fas – 4 fundamentos para uma aula de sucesso. No Clube Littera, você vai encontrar uma lista de exercícios sobre funções da linguagem prontinha para usar. E tem mais...A lista já vem com o gabarito e com a indicação das habilidades da BNCC.


Não é membro do Clube Littera?


Neste momento, estão abertas as inscrições para o Clube Littera. Clique NESTE LINK e faça a sua inscrição. Não perca essa oportunidade! As inscrições se encerarão no dia 10 de fevereiro.

 



Comments


NA AULA DE PORTUGUÊS | atividades, planos de aula, teorias e reflexões sobre o ensino de língua portuguesa |

  • Instagram
  • YouTube - Black Circle
bottom of page